Gols - Parceria Emater e Prefeitura de Montenegro




A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em conjunto com a EMATER/RS-ASCAR, e com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), vem realizando, desde final de 2015, uma ação de diagnóstico e cuidado com a saúde das mulheres e suas famílias da zona rural.

 O projeto é desenvolvido com as mulheres que participam dos Grupos Organizados do Lar (GOLs), que foram criados com apoio da Emater no município. Atualmente, há 21 grupos no interior do município formados por agricultoras que se reúnem mensalmente.

Na tarde dessa quarta-feira (23), houve mais um encontro com os profissionais dos órgãos públicos. O principal objetivo é fazer um diagnóstico coletivo, onde as informações coletadas propiciem ações efetivas ao controle de agravos à saúde, assim como possibilitem a proteção à saúde e a prevenção de doenças. 

Hoje, já são quase dois anos de atividade. Os dados coletados em 2016 foram avaliados e em 2017 foi iniciada a segunda etapa do projeto.

Responsáveis pela iniciativa: Luciane Tonietto Seibel (Nutricionista - Secretaria Municipal de Saúde), Ana Paula Pezzi (Odontóloga – Secretaria Municipal de Saúde), Everaldo Vinicio da Silva (EMATER/RS-ASCAR) e Cecília Bartzen (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural).

FONTE: ACOM MONTENEGRO