Testemunhas de acusação e defesa e do Prefeito Aldana serão ouvidas até 16 de agosto




As testemunhas de acusação: Edar Borges Machado e Marcelo Rodrigues deveriam ser ouvidos nesta segunda (31). Porém, como foi frustrada a intimação do denunciado, o prefeito Luiz Américo Alves Aldana, ou o seu Procurador legalmente constituído, o Advogado Vanir de Mattos, o depoimento foi suspenso.

O presidente da Comissão Processante, Erico Velten determinou uma nova data, o dia 11 de agosto (sexta-feira). Também serão ouvidos no mesmo dia Renato Kranz e Eliane da Rosa, arrolados como testemunhas na peça de acusação. Os trabalhos serão abertos às 9h. 

Em atenção ao solicitado pelo Vereador Cristiano Braatz, dia 14 de agosto (segunda-feira) haverá uma audiência de instrução com oitiva de todas as testemunhas de defesa. O presidente colocou em votação o requerimento. Ambos votaram favoravelmente. A Vereadora Rose Almeida votou contra, justificando que seria melhor dividir em dois grupos, em dois dias distintos, em função de serem 16 testemunhas arroladas. 

Oitiva do Prefeito será dia 16

Quando Cristiano Braatz sugeriu que fosse designada a oitiva do Prefeito e dos denunciantes para o dia 16 de agosto, às 9h o assistente de acusação, Afonso Baptista, disse que os denunciantes não são parte do processo, devendo ser ouvidos juntamente com as demais testemunhas de acusação. 

Erico Velten deferiu o requerimento, corrigindo a designação das oitivas, ficando somente o Prefeito para o dia 16 de agosto, às 9h. Os denunciantes serão ouvidos dia 11, como testemunhas. 

Ainda houve a intervenção de Baptista, no sentido de que o documento pedindo cópia de processos ao Prefeito fosse protocolado via Cartório de Registros Públicos, pois a Câmara de Vereadores não possui o cargo de Secretário de Diligências. O presidente deferiu o pedido. Como as testemunhas de acusação Edar Borges e Marcelo Rodrigues compareceram à audiência, já foram intimadas quanto à nova data.