O prazo de liberação do ITBI MONTENEGRO será de 7 a 10 dias




O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado a partir de transações imobiliárias de compra e venda, necessário para o andamento da escrituração, passou por críticas dos profissionais e empresas ligados ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) da 26ª região, e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro e Pareci Novo (ACI), pelo atraso na liberação.

Em reunião realizada na Câmara Municipal, a pouco mais de 30 dias, proposta pelo Vereador Cristiano Braatz (PMDB), ficou estabelecido que o Executivo municipal faria reajustes internos para atender as demandas das entidades. Na manhã desta quarta-feira (26) nova reunião ocorreu no Palácio Rio Branco, com a participação do representante do CRECI, Nestor Tenn-Pass, da ACI, José Roberto Mello Belina, Vereador Cristiano Braatz, e pela prefeitura: Secretário Municipal da Fazenda (SMF), Nestor Bernardes, Chefe de Gabinete, André Luiz de Oliveira, Assessora da SMF, Ana Rodrigues e dos colaboradores da prefeitura Rodrigo Schlingvein (SMF/ITBI), Jackson Santos (SMOP/DFOP) e Fabiano Vargas (SMGEP/DGEO), onde foi detalhado as ações internas realizadas.

Ficou estabelecido entre os participantes, que as adequações feitas pela prefeitura atenderam as reivindicações. O prazo de liberação do ITBI passa, a partir de agora, a ser de 7 a 10 dias. Casos específicos serão tratados de forma diferenciada. Estas ações agilizarão os trabalhos dos profissionais e empresas vinculados ao CRECI e a ACI, contribuirão com os munícipes que necessitam da documentação, e irão colaborar com a arrecadação municipal.

Fotos: ACOM