Nova Sinaleira na Rua Bruno de Andrade próxima da lotérica





Atendendo solicitação de vários moradores, a instalação de sinaleira no cruzamento das Ruas Bruno de Andrade e Capitão Jacinto José Fernandes poderá tornar-se realidade. 
 
 
O tema foi discutido na Câmara na manhã de quinta-feira (20), por iniciativa dos vereadores Talis Ferreira (PR) e Juarez da Silva (PTB), autores do requerimento. Além dos proponentes, participaram os vereadores Erico Velten (PDT) e Rose Almeida (PSB), o Secretário de Obras Argus Machado e moradores. O presidente do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, Vitor Paulo Campos dos Santos, foi convidado e não compareceu.
O Vereador Talis Ferreira, que presidiu a reunião, foi muito claro ao cobrar uma solução do representante da Prefeitura. “Eu e a Vereadora Rose Almeida fizemos um Pedido de Providências em janeiro, conversamos com o Prefeito, ele entendeu a necessidade e a instalação da sinaleira não evoluiu”. Ferreira cita ainda que na época o Diretor de Trânsito ficou de levar o assunto para o Conselho de Trânsito, o que até agora não aconteceu.
O morador Marco Aurélio Schweig disse que percorreu todo o Bairro São Pedro (o mais atingido), e recolheu em torno de 200 assinaturas no abaixo-assinado pedindo a instalação da sinaleira. “Todo o trânsito do bairro passa por este ponto, temos acidentes diariamente no local. Semana passada, uma senhora foi atropelada”, relatou Schweig, que é militar aposentado. Ainda no quesito segurança o vereador Erico Velten chama a atenção para a existência de uma escola nas proximidades. “Só este fato já justificaria o pedido”.
 
Segundo o Engenheiro Argus Machado, o pedido não foi apreciado pelo Conselho Municipal de Trânsito, por falta de quórum. Ele entende que mesmo o Conselho sendo consultivo e não deliberativo, é interessante que o processo seja analisado. No entendimento de Ferreira, a população não pode ficar esperando pela boa vontade do Conselho estar reunido, ainda mais que ele é somente consultivo.
 
Argus levantou a questão do impacto que essa mudança pode ocasionar, porém, se mostrou preocupado em dar andamento ao pedido. Saiu da sala e retornou com a informação de que o Conselho de Trânsito estará reunido na próxima quinta-feira (27), oportunidade em que pretende levar o assunto para apreciação.
Sugerido pelos moradores que o tempo da sinaleira aberta seja maior para o trânsito da Rua Bruno Andrade. Argus admitiu que existisse certa resistência por parte da Diretoria de Trânsito, porém, acredita que tudo é uma questão de diálogo. Rose cobrou uma data para solução. Definido que nova reunião vai acontecer dia 03 de agosto, às 9h, na Câmara.
 
Faixa de pedestres
 
Outro tema em pauta: a falta de pintura nas faixas de pedestres da cidade. Os Vereadores cobraram uma solução do Secretário de Obras Públicas, Argus Machado. Ele, que assumiu em maio, alegou que não existe um litro de tinta disponível. Segundo Argus, o processo para compra já está em andamento. Serão adquiridos mais de R$ 1,5 mil. Acredita que em 30 dias estarão com o material comprado. A Vereadora Rose Almeida pediu que fosse revisto o posicionamento da faixa de pedestres. “Atualmente, a maioria está bem nas esquinas. Entendo que devam ser recuadas, para segurança dos pedestres e motoristas”. O vereador Juarez da Silva lembrou que são inúmeros os Pedidos de Providências dos vereadores neste sentido. “A justificativa de estar sem tinta não faz sentido, uma vez que são mais de seis meses de espera”, complementa o parlamentar.