Conjunto de Flautas Doces da Uergs se apresentará em evento em Natal/RN


O Conjunto de Flautas Doces da Uergs realizará um concerto musical na XI Conferência Regional Latino-americana de Educação Musical. Com o tema “Educação Musical Latino-americana: Tecendo identidades e fortalecendo interações”, o evento ocorrerá em Natal/RN, de 8 a 11 de agosto.

Promovida pela International Society for Music Education (Isme), a Conferência pretende congregar professores de música, pesquisadores, estudantes e profissionais em geral, que atuem no âmbito da educação musical na América Latina. Serão realizadas apresentações de trabalhos de pesquisa, relatos de experiências, conferências plenárias, concertos e oficinas. O evento é organizado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ajuda aos universitários

Devido ao alto custo de deslocamento para Natal/RN, os estudantes que participam do grupo, com o apoio do Diretório Central dos Estudantes da Uergs criaram a “Vakinha online”. Através dela, a comunidade poderá incentivar a participação do grupo fazendo uma doação de qualquer valor. Todo o dinheiro arrecadado será para auxiliar no custeio das passagens aéreas aos estudantes.

Para contribuir, basta entrar no link da Vakinha e determinar o valor com que gostaria de ajudar. Os pagamentos podem ser feitos tanto por cartão de crédito, quanto por boleto bancário.

Saiba mais sobre o grupo

Fundado em 2014, o Conjunto de Flautas Doces da Uergs integra a ação de extensão universitária “Concertos Didáticos para a Escola Básica”. Coordenado pela professora Fernanda Anders, o grupo conta com a participação dos estudantes de flauta doce do curso de Graduação em Música (licenciatura) e músicos da comunidade.

O trabalho desenvolvido busca mostrar toda a diversidade de flautas e sonoridades, assim como ofertar concertos didáticos para a comunidade em geral, em especial às escolas públicas de Ensino Básico. O repertório desenvolvido pelo grupo contempla desde canções da MPB, músicas tradicionais gaúchas, canções compostas originalmente para o instrumento, assim como melodias adaptadas e arranjadas para cantar e brincar com a plateia.

Confira alguns dos vídeos do grupo:

Tum pá: https://www.youtube.com/watch?v=mJsvSyI8f8c (Formação em 2015)

Lua Branca: https://www.youtube.com/watch?v=Srux_BCcmAQ (Formação em 2015)

El Misterio del Tiempo: https://www.youtube.com/watch?v=cuwMdA-Bk3Q&t=3s (Formação em 2016)

Desgarrados - Música Gauchesca: https://drive.google.com/open?id=0By_joe6cRn_eUnlsb2w3cWlRM2M (Formação de 2017)