Carreira de Médico Estadual é apresentada a Montenegro



Sugestão de carreira de Médico Estadual é apresentada a Montenegro

No final da tarde da última quinta-feira (20), o Presidente do Sindicato Médico do RS (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes, esteve reunido com o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana no Palácio Rio Branco, e apresentou a proposta do sindicato da criação da carreira de Médico Estadual. De acordo com Argollo, o Governo do Estado abriria concurso público para a contratação de médicos, similar ao que ocorre com promotores e juízes, e se responsabilizaria pelo pagamento dos salários. 

Neste sistema, as prefeituras teriam médicos disponíveis em maior número, diferente do que é hoje, onde cidades menores são preteridas pelos profissionais, que preferem às grandes cidades. Além disso os executivos municipais ficariam responsáveis pela gestão dos médicos concursados e pelo andamento de suas carreiras. Argollo entende que o momento de dificuldade financeira do estado, inviabilizaria, neste momento, a implantação deste sistema, mas é uma semente a ser plantada para o futuro.


Outro ponto abordado por Argollo, foi a mudança na forma como as prefeituras administram o trabalho dos médicos. Ele acredita que a forma adotada pela iniciativa privada poderia ser implantada nas secretarias municipais de saúde, ou seja: Estabelecer com os médicos a atuação com metas diárias, semanais e mensais.

O Prefeito Aldana reiterou as dificuldades por que passa Montenegro, e os demais municípios gaúchos e nacionais, nesta questão e acredita ser uma boa proposta, mas assim como dito pelo o presidente do Simers, os problemas de caixa do estado tornam praticamente inviável. Quanto a mudança na forma da prestação dos serviços médicos, a prefeitura, internamente, irá estudar a possibilidade legal de implantar.

Fonte: ACOM MONTENEGRO