Vereador cobra urgente limpeza do matagal nas margens da Via II - Bairro Timbaúva



Sensível aos anseios da comunidade por mais segurança, o Vereador Cristiano Von Rosenthal Braatz (PMDB) formalizou ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rafael de Almeida, o seu apelo por urgentes providências quanto à limpeza do terreno na Avenida Júlio Renner (“Via II”), onde está prevista a construção do Centro Administrativo do Município,localizado entre o Fórum e a Secretaria Municipal de Saúde.
 
Como fato que precipitou a audiência, o ocorrido por volta de 22h de segunda, 26 de junho, que resultou em quatro pessoas feridas por arma de fogo, em consequência de tentativa de assalto naquele local, coberto de mato. Segundo matéria da imprensa uma das vítimas, quando foi pegar sua moto nas imediações do Fórum, foi surpreendida por homens que estavam escondidos na vegetação. Um deles efetuou disparo com espingarda de caça. Depois de atirar, voltou para o meio do mato. Na sequência do que houve, três pessoas acabaram sofrendo ferimentos, tendo que ir para o Hospital.
 
Cristiano esteve na Secretaria na tarde de quarta, acompanhado por moradores nas proximidades do terreno abandonado. Solicitou ao Secretário a limpeza numa extensão de, pelo menos, 10 metros entre a rua e seu interior, que estaria sendo “utilizado como esconderijo pelos meliantes”, aponta Braatz, lamentando também a tentativa de assalto esta semana. Segundo informações, vem ocorrendo o roubo de motos estacionadas nas proximidades, além de assaltos à mão armada.
Para o Vereador, é uma questão de segurança pública melhorar as condições do local. “Também ocorre que muitas pessoas utilizam a via para caminhadas, e na forma como se encontra, com mato tomando conta do passeio público, se torna inacessível o local”, diz.
 
Para reforçar o pedido, Cristiano Braatz convidou moradores para relatar diretamente ao Secretário a sua preocupação com o problema. 
 
Foi o caso dos testemunhos, dentre outros, do empresário Fabiano Machado de Oliveira e do comerciante Jorge Luiz Zanini. O Secretário de Meio Ambiente declarou que iria fazer um estudo da questão técnica, para apurar o trecho que pode ser limpo. No entanto, afirmou que a realização deste trabalho em toda a área de terras, neste momento, esbarra na falta de recursos.
 
Presentes à audiência, técnicos do Meio Ambiente comentaram que se trata de um terreno baldio, com cerca de mil metros quadrados, não se constituindo em uma Área de Preservação Ambiental. Diante da pequena quantidade de funcionários disponíveis para o serviço, a sua execução iria demorar bastante tempo, além do fato de que o trabalho em outros pontos da cidade não poderia ser interrompido, em função da demanda.
 
Sugerido a organização de abaixo-assinado, com o maior apoio possível de moradores nas proximidades. Conforme os participantes seria uma forma de dar respaldo à ação que a Prefeitura fosse executar, mesmo sendo de pequena monta, tendo que se levar em consideração também a pouca disponibilidade de recursos.