Superlotação no atendimento do Hospital Montenegro



Aprovado na sessão de 25 de maio um encontro na Câmara, para o debate sobre informações de que estaria havendo redução no atendimento da rede municipal de saúde, com a consequente superlotação no Hospital Montenegro.

A proposta foi do Juarez Vieira da Silva – PTB, com apoio de mais seis Vereadores: Neri de Mello Pena – PTB; Felipe Kinn da Silva – PMDB; Joel Fabiano Kerber – PP; Cristiano Von Rosenthal Braatz – PMDB; Erico Fernando Velten – PDT; Josi Paz – PSB. 


O Requerimento 047/17 solicita reunião com o Executivo (Secretarias da Fazenda e da Saúde), Hospital Montenegro e Conselho Municipal de Saúde. Recentemente, a imprensa publicou matéria com declaração do Diretor Administrativo do HM, Carlos Batista da Silveira, de que a maior procura no Hospital é de pacientes sem gravidade ou de menor urgência.
Consta no texto a informação do Diretor de que, no último dia 8 de maio, dos 105 atendimentos, 69 eram casos sem gravidade. Silveira declarou que o Hospital é para atender urgências e emergências, e que se o cidadão não encontra estrutura na atenção básica, que é de responsabilidade do Município, ele procura ajuda onde as portas estão abertas.
Conforme a matéria, o Diretor comentou que a falta de médicos em postos faz a população inchar o setor. Outra questão citada: embora a maioria dos pacientes no Pronto Atendimento sejam moradores de Montenegro (74% dos que procuraram o serviço entre janeiro e abril), é crescente a procura por moradores de Triunfo, São Sebastião do Caí de Capela de Santana. “Capela tem um convênio e nos ajuda com alguma quantia”, diz Silveira.
Também publicada a crítica do Diretor, de que a Prefeitura de Montenegro não pagou o contrato de Pronto-Atendimento dos meses de novembro e dezembro de 2016 e de janeiro de 2017, e que, além disso, os postos de saúde estão fechados e o atendimento noturno da Prefeitura também.
Em matéria de jornal, o Secretário de Saúde, Luis Azeredo, informou que A Secretaria Municipal da Fazenda fez o pagamento de aproximadamente R$ 180 mil ao SAMU, referente aos atendimentos de janeiro, e que neste mês de maio estaria sendo feito um repasse de cerca de R$ 358 mil para o HM, referente aos serviços do PA. Com a aprovação do Requerimento, o Legislativo deverá marcar a data nos próximos dias.
Na sessão, aceito também o Requerimento 047/17, do Vereador Felipe Kinn da Silva Menezes (PMDB) - “Joa” -: reunião para tratar de assuntos referentes à Semana de Combate às Drogas. E foi aprovada, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 01/17, que altera os prazos de remessa de projetos do Executivo para a Câmara, como o Plano Plurianual, LDO e Orçamento, passando-os respectivamente para 30 de junho, 31 de agosto e 10 de novembro.