Projeto de sustentabilidade da RGE Sul em Montenegro RS



Atividades sobre energia e preservação do meio ambiente serão realizadas para estudantes e professores.

Inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais sustentáveis é o objetivo do projeto Educar para Transformar, iniciativa da RGE Sul que, desde 2012, movimenta alunos e educadores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da empresa em uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade.

Detalhes para a realização do projeto em Montenegro foram acordados na última semana em reunião na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, onde participaram a secretária da pasta, Silvana Schallenberger, a diretora de educação, Rita Carneiro Fleck, as coordenadoras pedagógicas Marcia Farias, Giane Campiol, Simone Steigleder Becker e Claudia Mombach, a coordenadora de educação infantil, Rochele Vizzotto, e a produtora da Axis Mundi, Cleusa Silveira. As atividades serão realizadas no município nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Lançado em setembro de 2016, o terceiro ciclo do projeto percorrerá os 118 municípios atendidos pela RGE Sul, até setembro de 2017, por meio de 300 ações educativas gratuitas, promovidas em dois momentos: nos Seminários Regionais – capacitações específicas para os educadores –, e nas Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada uma das cidades contempladas.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul e realizado em parceria com as Prefeituras – através das Secretarias Municipais de Educação – e Coordenadorias Regionais de Educação, o projeto Educar para Transformar tem o intuito de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem para o seu dia a dia hábitos favoráveis ao meio ambiente. Mais de 204 mil pessoas participaram das 503 ações realizadas em 79 cidades nos dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015).

Texto e fotos: Divulgação/Educar para Transformar