Posse do Presidente do TRE - Tribunal Regional Eleitoral - RS




Na tarde desta sexta-feira (26) o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana participou da Sessão Solene de Posse dos Desembargadores Carlos Cini Marchionatti, empossado como presidente do TRE-RS, e Jorge Luis Dall'Agnol, como vice-presidente. O Presidente empossado é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1976, Marchionatti ingressou na magistratura como pretor em 1985, na Comarca de Alegrete. Juiz de Direito a partir de 1986, atuou junto às comarcas de Palmeira das Missões, Faxinal do Soturno, Arroio Grande, Montenegro e Porto Alegre. Também foi juiz-corregedor e jurisdicionou no Serviço de Plantão e na Vara dos Registros Públicos da Capital. Em dezembro de 1999, passou a desempenhar suas atividades como juiz convocado no Tribunal de Justiça (TJ) do Estado, na Câmara Especial Criminal. Foi promovido a desembargador em junho de 2001.

O Vice-presidente, Dall'Agnol, formou-se em Direito em 1978, também pela UFRGS. Nomeado promotor de Justiça em 1980, atuou na Comarca de Espumoso até 1982, quando foi nomeado juiz de Direito. Nestas funções, atuou nas comarcas de Flores da Cunha, Lagoa Vermelha, Bagé e Alvorada. Em Porto Alegre, foi titular da 3ª Vara de Família e juiz adjunto da Corregedoria-Geral da Justiça em 1990 e, no ano seguinte, passou a atuar como juiz-corregedor, cargo que ocupou até 1995. Nesse ano, ocorreu sua promoção a juiz do Tribunal de Alçada e, em 1998, a desembargador do TJ.

O Dr. Carlos Cini Marchinatti, com a sua família, residiu e exerceu a magistratura em Montenegro, onde formou um grande círculo de amizade, dentre o os quais o seu colega e amigo, Aldana, motivo para o convite especial. O prefeito montenegrino foi o único convidado, acompanhando o ex-governador, Dr. Jair Soares.

Na oportunidade, Aldana encontrou colegas de longa data, dentre os quais os desembargadores Décio Antônio Erpen (ex-corregedor geral de Justiça), Cassildo de Andrade Xavier (ex-presidente do Tribunal de Justiça) e o Dr. Nerio Mondadori Letti; sendo os dois últimos, juízes de direito em São Gabriel e São Borja, desde quando conviviam com o prefeito Aldana e sua família. Com os desembargadores Nerio e Cassildo, o tema da conversa foi o momento político brasileiro. Aldana também conversou com a Desembargadora, e ex-presidente do TRE-RS, Liselena Ribeiro. O prefeito foi acompanhado pelo Secretário Municipal da Indústria e Comércio, Valter Robalo.

Foto: SMIC MONTENEGRO