Câmara vai aos Bairros: Manutenção da Estrada do Pesqueiro


O pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Pesqueiro, foi o local onde ocorreu este mês o projeto “A Câmara Vai aos Bairros e ao Interior”.

Dezenas de moradores compareceram, na noite de quarta (30), na iniciativa que busca aproximar o Legislativo das comunidades. A jovem Gabriele se manifestou em nome dos moradores, inicialmente solicitando que a manutenção das estradas fosse feita com maior frequência. “Neste ano foram apenas duas, e como vocês mesmo viram, elas estão em péssimo estado, se sai de um buraco e se cai em outro”, descreveu.

Também comentou que a Unidade Móvel de Saúde que passa na localidade uma vez por mês, na quarta não poderá vir, “por conta de um estrago no ônibus”. Disse também que principalmente os jovens solicitam a internet. “Não temos acesso aqui, mal conseguimos o sinal do celular. Teria que haver uma antena, para captar o sinal”. A jovem acrescentou: “hoje em dia, todo mundo sabe que a internet é um meio de comunicação fundamental, as pessoas usam o Whatsapp, Facebook não só para bate-papo, mas para o trabalho e pesquisas escolares”.

Continuando, colocou que o transporte é muito difícil para o trabalhador e o estudante: “facilitaria para nós se um dos ônibus da linha Montenegro-Porto Alegre circulasse pelo menos uma vez ao dia aqui por dentro, passando por Passo da Amora e Vendinha”. Falou também sobre a questão da segurança, citando que “várias vezes, presos fugidos da Penitenciária Modulada acabaram vindo para cá”. Sugeriu que houvesse o disparo de um alarme na Penitenciária quando ocorresse alguma fuga, como forma de avisar a comunidade. . 

Outra reivindicação do Pesqueiro foi a limpeza de bueiros e da estrada, “que é estreita e tem muito mato nas beiradas, arranhando os carros”. Ainda de acordo com Gabriele, “a coleta seletiva, muitas vezes, deixa a desejar”. Diz que há ocasiões quando o caminhão passa em que acaba deixando algumas casas para trás. Disse também que alguns trechos da estrada não tem iluminação pública, que se concentra no trecho onde existem casas e não existe na parte mais para a beirada da rodovia.

“O estudante que desembarca as cinco da tarde do ônibus às margens da rodovia e não tem uma condução, tem que ir a pé para casa, o que é meio arriscado, ainda mais com a existência da Penitenciária”. Terminando sua manifestação, disse acreditar que, em conjunto, “nós todos vamos conseguir trazer melhorias para a localidade, junto com os Vereadores, porque eles vão se aproximar de nós, como já estão fazendo, e com certeza nós vamos zelar pelo que conseguirmos”. 

Além das falas dos Vereadores presentes e de pessoas de Pesqueiro, houve a manifestação do presidente da União Montenegrina de Associações Comunitárias (UMAC), Antônio Aírton Quadros, quanto ao propósito da entidade em ser o “elo de comunicação com os moradores, ajudando a Câmara a fiscalizar o Executivo”. 

“Temos que valorizar o nosso interior, que às vezes fica abandonado”, reforçou o presidente da Câmara, Vereador Neri de Mello Pena (PTB) – “Cabelo”, lembrando: o interior é que vem gerando empregos em Montenegro, devido a atividades como a colheita de bergamota, em outra região do município, o que gera a contratação de trabalhadores em plena época de crise. “O Executivo deveria dar mais valor ao nosso interior”, pregou, não deixando de mencionar a “difícil situação” de falta de maquinário e outras carências, “mas não se pode deixar de cobrar, porque é um direito da comunidade”.

Ao final, a representante entregou aos Vereadores um documento com as reivindicações do Pesqueiro, o qual será entregue posteriormente durante audiência com o Executivo, com o acompanhamento de pessoas da localidade. O último momento foi o sorteio do próximo local em que vai haver reunião da Câmara Vai aos Bairros e ao Interior. De uma urna, o pequeno Lorenzo, de seis anos, tirou um papel onde estava escrito: “Bairro Industrial”.