Ampliação a data de vacina contra a gripe



A Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para a população em geral do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo secretário João Gabbardo dos Reis durante coletiva à imprensa realizada, nesta segunda-feira (29), no Centro Administrativo do Estado. A decisão, inédita no RS, foi tomada em conjunto com o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Diego Espindola, e com o secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim.

Em Montenegro, a liberação das doses para a população em geral, será feita a partir de terça-feira (30), pela manhã. A Vigilância em Saúde receberá o último lote de vacinas ainda hoje e encaminhará para as salas de vacinação. O órgão local pede atenção da população para evitar tumultos. As doses recebidas serão encaminhadas à população o mais breve possível. A vigilância informa aos responsáveis das crianças que se vacinaram pela primeira vez e, por isso, estão no aguardo da segunda dose, que estas estarão reservadas e garantidas para completar o programa.

Salas em funcionamento para vacinação:

PAM – Centro – 400 doses disponíveis
SMS – Timbaúva – 400 doses disponíveis
ESF1 - Germano Henke – 100 doses disponíveis
ESF3 – Industrial – 100 doses disponíveis

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em 6 de abril, foram aplicadas 2.751.895 doses da vacina. Segundo a SES, restaram mais de um milhão de doses do quantitativo recebido do Ministério da Saúde. A vacina estará disponível nas unidades de saúde até o dia 9 de junho, ou enquanto houver doses.