1ª Semana Municipal de Conscientização do Consumo de Produtos Orgânicos na Câmara de Montenegro

  
Atividades da 1ª Semana Municipal de Conscientização do Consumo de Produtos Orgânicos, na Câmara de Vereadores de Montenegro, seguem até 31 de maio, com programação que envolve palestras e exposições dos alimentos. No hall de entrada do Legislativo foi colocada uma exposição de produtos orgânicos, em sua maioria, produzidos aqui.

O Vereador Erico Velten (PDT), autor do projeto, durante seu pronunciamento na abertura, agradeceu a sensibilidade do Prefeito Luiz Américo Aldana (PSB) em ter sancionado o projeto, que agora é Lei. Velten explicou que esta edição é o primeiro passo, e que a Semana deverá ser ampliada no próximo ano. 

Um dos maiores defensores dos produtos orgânicos, Ernesto Kasper, da Ecocitrus, elogiou a iniciativa de se ter uma Lei em Montenegro para discutir e desenvolver uma cultura de consumo dos produtos orgânicos, assim como já acontece no Estado e País. “Hoje, estamos plantando uma semente”, comemora.
Fechando sua fala, Kasper ressaltou o papel fundamental das escolas neste processo de conscientização sobre a alimentação saudável.  Representando o governo o Secretário de Meio Ambiente, Rafael de Almeida, reforçou que o Executivo é parceiro de qualquer medida que venha em benefício da sociedade.
João Kranz, da Ecocitrus, manifestou-se na Tribuna Livre, destacando a importância da produção orgânica na vida das pessoas. Lembrou que há métodos de plantio utilizando a própria natureza, o que evita o uso de defensivos.

PROGRAMAÇÃO:    Nesta sexta-feira, 26 de maio, com início às 13h30min, uma tarde de campo sobre alimentação orgânica e horta agroecológica para o público da chamada Agroecologia, no CETAM (Centro de Formação de Agricultores de Montenegro), localizado na Rua Hans Varelmann - Bairro Zootecnia.
       
  Uma exposição de produtos orgânicos acontece sábado, 27 de maio, a partir das 10h, na Praça Rui Barbosa, com a participação da Casa dos Cereais, Sete Grãos e Planeta Ecológico.
       
  Domingo, Mateada e Exposição de Banca de Produtos Orgânicos, na Estação da Cultura em Montenegro, iniciando às 15hs.
        
 A Câmara de Vereadores sedia atividade segunda, 29 de maio: exposição de alimentos e feira de amostras de produtos orgânicos, com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A banda da Escola Maria Josefa fará uma apresentação. No mesmo dia às 13h30min, na Assembleia Legislativa, atividade de lançamento do alimento orgânico.
        
 Dia 30 de maio, terça-feira, das 16h às 20h, um café colonial com pratos orgânicos, na Casa do Produtor Rural (Rua Osvaldo Aranha - Montenegro). Participarão visitantes da Ecocitrus.

Finalizando a Semana, dia 31 de maio uma turma da Escola Municipal Belo Faustino visitará a Usina de Compostagem da Ecocitrus, em Potreiro Grande, com início às 14h30min.