VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM MONTENEGRO



 A campanha se iniciará no dia 17 de abril

 Já o Dia de Mobilização Nacional está marcado para 13 de maio. Nesta campanha, além de idosos (60 anos ou mais de idade), crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio-educativas e população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas. No entanto, esses profissionais precisarão comprovar vínculo com a escola (documento identificado e assinado pela direção da escola, carteira de trabalho, contracheque, etc). A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

 De acordo com Nicole Ternes, da Vigilância Sanitária, para os pacientes que apresentam comorbidades, eleitas pelo Ministério da Saúde, se mantem a necessidade de comprovação através de solicitação médica, preferencialmente com o CID. 

Em 2016 a público alvo contabilizado pelo Ministério da Saúde para atingir a meta, que inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da área da saúde, totalizava 13.951 pessoas onde 13.269 foram vacinados (95,11%).

 Contabilizando todos os grupos, incluindo as comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, vacinamos em 2016 aproximadamente 18.000 pessoas.

 Depois do período de campanha, foi liberada a vacinação para a população em geral, sendo aplicadas em torno de 20 000 doses no município. Pacientes acamados, que necessitem de vacinação em domicílio, devem entrar em contato para agendamento através do telefone 3632-1113.


Salas de vacina que estarão em funcionamento durante a Campanha:

ESF1 – Germano Henke

ESF3 – Industrial

PAM – Centro

SMS – Pediatria e Adulto.

O dia D, paralisação nacional, ocorrerá dia 13 de maio, das 8h às 17h:

ESF1 – Germano Henke

ESF3 – Industrial

PAM – Centro

SMS – Pediatria e Adulto

UBS Santos Antônio

Santos Reis – 8h30min às 11h30min

Muda Boi – 13h30min às 16h30min