Sistema de esgotos em situação caótica em Montenegro



 Certamente, um dos maiores problemas a serem enfrentados pela equipe do governo municipal é o sistema de esgoto pluvial. Sistema ultrapassado, que apresenta situações caóticas em diversos pontos, de vários bairros.

  
Este foi o tema de reunião proposta pelo Vereador Cristiano Braatz (PMDB) - “Von”, na manhã de quarta-feira (19), no plenário da Câmara. Moradores de quatro ruas (Licínio Faustino, Menino Deus, Felipe Panitz e Dos Ministérios) relataram as dificuldades em dias de enxurradas, sendo que muitas, inclusive, ocasionam o alagamento de residências. Participou o Secretário de Viação e Serviços Urbanos, Ricardo Endres - “Mano”, o de Gestão e Planejamento, Evandro Machado, além de técnicos da Prefeitura e dos Vereadores Felipe Kinn Menezes (PMDB) – “Joa” e Erico Velten (PDT).

Conduzindo os trabalhos, o Vereador Cristiano Braatz abriu espaço para o primeiro grupo de moradores, o da Rua Licínio Faustino. As primeiras manifestações já iniciaram como um desabafo: ”esse caso não é de hoje, sofremos com o alagamento desta rua. Qualquer enxurrada está instalado o problema”, disse o morador Rafael Alexandre, ressaltando que para entrar em sua casa foi preciso colocar entulho.

 Ele também reclamou da falta de informações por parte da Prefeitura. A moradora do condomínio existente na rua explicou que, depois de tantas enxurradas, o pavimento do condomínio está cedendo. A vontade é tamanha de resolver a questão que Nelton Burgue garantiu que, se precisarem ajudar com alguma coisa, os moradores estão dispostos. As reclamações prosseguiram com relatos de pessoas que, inclusive, perderam eletrodomésticos e utensílios, em função das enxurradas. Com lágrimas nos olhos, um morador disse que já foi preciso ajudar a socorrer uma idosa que não conseguia sair de casa.
 Os moradores que vivem o problema sugeriram como alternativa para os técnicos da Prefeitura, a ligação entre as duas caixas coletoras existentes entre a empresa do Tats e a clínica médica, fazendo esta rede e isolando a existente, que desce pela Rua Licínio Faustino. Evitaria que toda a água da Avenida Júlio Renner, neste ponto, escoe pela Licínio Faustino, possivelmente reduzindo boa parte dos alagamentos.

 Este também é o entendimento do Secretário Mano, como sendo a melhor alternativa. “Vamos fazer esta obra de ligação entre os dois pontos na Via II durante o mês de maio”, garantiu. Acredita que a medida irá resolver grande parte do problema. Encerrada a etapa com os moradores da Licínio, o Vereador Von passou à questão da Rua Menino Deus.
“Nosso problema está debutando”

 Sérgio Dalcin, morador da Rua Menino Deus no Bairro Ferroviário, fez alusão às debutantes, já que são 15 anos de espera. Lembrou que, em 2016, foi prometido um projeto de canalização. “Não tenho mais o que comentar. Tudo o que disser será repetitivo, a Prefeitura já sabe de todo o nosso problema”, desabafou. Na mesma linha, ocorreram diversos depoimentos sobre o abandono. Um senhor chegou a dizer que isto só poderia ser uma “rixa” da Administração com os moradores.

 Conforme o Secretário Mano Endres, um dos grandes problemas a serem enfrentados é quanto à limpeza do Arroio Montenegro, já que existem cinco proprietários de áreas por onde passa o Arroio, e um deles não autorizou que fosse feito o trabalho. “Entramos via judicial, pedindo autorização para que se possa fazer a limpeza do Arroio”, conta. Mano disse ainda que, realizado este serviço, boa parte dos alagamentos estará solucionada.

 Quanto ao projeto da nova rede, afirma que já está pronto. Agora, está na dependência apenas de recursos para licitar a obra. Endres explica que será uma rede totalmente nova, pela Rua Menino Deus. Dalcin voltou a falar e pediu uma ação paliativa, de imediato. Neste sentido, Mano disse que pode aumentar a boco de lobo, limpar as caixas e a rede. Em todas as intervenções do Secretário de Gestão e Planejamento Evandro Machado, nas duas reuniões, foi alegada a falta de recursos, e que obras deste porte dependem da vinda de verba federal.

Felipe Panitz e Rua dos Ministérios

 Fechando a manhã de reuniões, foi a vez dos moradores de duas ruas, Felipe Panitz e dos Ministérios, apresentarem seus relatos. Tudo novamente repetido: os alagamentos nas casas, as vidas correndo risco e a luta junto ao Executivo. Eles contaram que a água nas residências chega a um metro de altura. Um morador disse que, para isso, não precisa chover muito, é coisa de 20 minutos de chuva forte. Pediram a construção de uma rede independente, nova. Lembraram que o ex-Secretário de Obras Edar Borges sugeriu como alternativa, de imediato, o aumento da rede no entroncamento da Rua Bruno de Andrade até a Júlio Renner. Em seguida, pediram que fosse realizado de imediato, ao menos, a limpeza na rede.

 Mano Endres acredita que o paliativo possa ser realizado de imediato, ainda durante o primeiro semestre. A Engenheira que participou da reunião disse que é preciso fazer um levantamento para a realização do projeto da nova rede. “Nossa primeira obra, de imediato, será na Rua Bruno de Andrade, para resolver este gargalo”. Mano prometeu ainda aos moradores que organizará uma força-tarefa, para resolver o problema na questão da limpeza.

 O Vereador Cristiano Braatz - “Von” classificou a manhã de trabalho como positiva. “Foi prometido pelos Secretários empenho para solucionar os problemas. Agora, é esperar para ver se realmente irão realizar”, finaliza Von.