Polícia Ambiental de Montenegro




 Desde a última semana, está sendo efetuada no Vale do Caí, pela Polícia Ambiental de Montenegro, a fiscalização dos empreendimentos na atividade de suinocultura. Atividade potencialmente poluidora e constante na Resolução CONSEMA N.º 288/2014, tendo necessidade de licenciamento ambiental, onde devem ser observados e cumpridos, critérios e normas técnicas bastante importantes que evitam qualquer tipo de poluição e também a contaminação da cadeia alimentar e manutenção da saúde pública.
Até o momento foram fiscalizados 10 (dez) empreendimentos, onde encontramos diferentes irregularidades, entre elas a inobservância e descumprimento das condições e restrições presentes na própria Licença de Operação.
 

Irregularidades mais comuns:
 

- Focos de extravazamento nas esterqueiras e canaletas laterais aos galpões, causando poluição no contato dos dejetos suínos com o solo;
 

- Esterqueiras insuficientes, inoperantes ou com problemas estruturais;
 

- Focos de extravazamento nas composteiras, estrutura imprópria, falta do piso de concreto e canaletas de contenção;
 

- Escavação de poço tubular e uso de recurso hídrico não presente na Licença de Operação e sem autorização do órgão competente. (D.R.H.); OBS: autorização também necessária para poços artesianos em área urbana ou rural.

A “operação suínos” continuará ao longo dos próximos dias e em atendimento a denúncias e solicitações da Justiça.

*Todos os critérios e normas a serem seguidos pela atividade ou para obtenção da Licença Ambiental, podem ser acessados através do link abaixo: (FEPAM); http://www.fepam.rs.gov.br/…/diretri…/diret_suinos_novos.pdf