Entrega de correspondências em Montenegro



 Participou o Carteiro montenegrino Adelson Andrade, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos/RS - Sintect. Discutido que, segundo as lideranças, se por um lado ocorre aumento na quantidade de objetos entregues, por outro, vem diminuindo o número de Carteiros (em Montenegro, de 16 para 12). Outra relação que se inverte: o volume de correspondências está em queda, mas aumenta cada vez mais o tamanho da área em que eles são entregues. 

 Outros problemas pontuais foram debatidos, entre eles a adoção desde novembro do ano passado da ferramenta DDA (Distribuição Domiciliar Alternada) em Montenegro, a qual de acordo com o representante sindical, aumentou a sobrecarga de trabalho dos Carteiros, ao mesmo tempo em que vem ocorrendo queda do efetivo. A Diretoria dos Correios, segundo ofício entregue no encontro alega que, como não é possível a contratação de mais funcionários devido a uma decisão da ECT, a entrega sem DDA, com o mesmo efetivo, seria ainda mais trabalhosa. 

 Os diretores da empresa avaliaram que a situação da entrega de correspondências em Montenegro, de maneira geral, é boa. A Vereadora Josi comentou ter ouvido de moradores que casas localizadas na parte mais alta do Bairro Aeroclube não estariam recebendo correspondências. Teve como resposta que seria verificada uma solução. 

 O Vereador Cristiano Braatz mencionou carências na entrega às áreas rurais. Em resposta, a Direção solicitou formalizar via ofício, relacionando número de habitantes atendidos e se a área possui mais de 500 habitantes, além da situação encontrada. A ECT entende que se trata de um problema que a comunidade teria que ajudar a resolver, disponibilizando um ponto aonde fossem recebidas as correspondências, tal como a sede de associação comunitária ou algum espaço público. 

 Do encontro, resultou o compromisso da Direção da ECT de fazer uma visita à unidade de Montenegro na época de carga mais alta, a fim de verificar o que for necessário para corrigirem-se os problemas. Os Vereadores avaliaram como satisfatória a reunião, e se comprometeram em acompanhar o atendimento das demandas da categoria. Na avaliação de Evandro Leonir, do Sintect, desde a entrega das reivindicações, algumas questões pontuais já foram atendidas.

http://www.montenegro.rs.leg.br