Prefeitura e Defesa Civil do estado juntos contra as enchentes em Montenegro



O combate aos prejuízos provocados pelas cheias do Rio Caí, em Montenegro, ganhou uma nova aliada: a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira, o coordenador da Defesa Civil local, Marcelo Silva, esteve em reunião, na capital, com órgão estadual para buscar apoio no enfrentamento às enchentes. O resultado foi uma parceria criada entre estado e município que trará treinamentos e simulados para a cidade.
 
Silva esteve com o coordenador da Defesa Civil estadual, major Alexsandro do Nascimento Goi, e apresentou o projeto de Montenegro que busca a amenização dos prejuízos da população nos períodos de enchentes. De acordo com Silva, ficou definido que haverá uma reunião, na segunda quinzena de março, para marcar o dia do treinamento que a Defesa Civil estadual promoverá no município. “No dia do treinamento, também será marcado o simulado”, salienta.
 
Outra estratégia destacada pelo coordenador da Defesa Civil local é a campanha para buscar voluntários. Essa medida pretende arrecadar um bom número de pessoas que irão auxiliar nas estratégias e no trabalho de resgate, acolhimento e de auxílio aos atingidos pela enchente. “Queremos também fazer um mapeamento da enchente no município com o apoio das associações de bairro, dos líderes comunitários e da Defesa Civil do Estado”, enfatiza.
 
No encontro de ontem, também foi discutido os problemas de energia elétrica nestes períodos de cheias. Segundo Marcelo Silva, o major Goi irá apurar, junto com a fornecedora de energia, o que pode ser feito neste sentido.


Fonte: Defesa Civil de Montenegro