Necessidade do aumento de Policiais em Montenegro


Movimentação iniciada pela Câmara de Vereadores de Montenegro uniu o Vale do Caí, visando o aumento do efetivo de policiais. Comitiva formada por políticos, forças policias e produtores rurais estiveram em audiência na Secretaria de Segurança Pública 
com o Secretário Adjunto Jorge Luiz Soares e o Coronel César Augusto Silva, responsável pela Força-Tarefa de combate ao abigeato (roubo de gado). 

O grupo entregou para Soares um documento relatando a situação atual da violência no Vale do Caí, destacando o elevado índice de ocorrências do crime de abigeato, em 2016. Segundo o texto, “diante do quadro nefasto de insegurança no campo, e tendo em vista que a Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro, da Brigada Militar, irá formar 420 novos soldados”, os representantes dos municípios requerem “que o Estado do Rio Grande do Sul mantenha no CRPO/Vale do Caí alguns destes formandos, ampliando o seu quadro, a fim de promover a segurança pública na região e, especialmente, combater o crime de abigeato”.

Em função das manifestações, que tiveram início por parte do articulador do encontro, o Vereador Juarez da Silva (PTB), ficou evidente a necessidade do aumento do efetivo em Montenegro. “A Brigada Militar e a Polícia Civil, mesmo diante das dificuldades enfrentadas em razão da falta de efetivo, estão realizando um excelente trabalho, tanto é que as várias ações resultaram na prisão de quadrilha que estava praticando abigeato na região”, elogiou o Vereador. Em seguida, reforçou o pedido de que, desta turma de soldados em formação, fiquem ao menos alguns em Montenegro. 

Já o presidente da Câmara, Vereador Neri de Mello Pena (PTB) - “Cabelo”, revelou que o objetivo deste grupo não é criticar, mas sim estar unido e contribuir com o Estado na busca de soluções. “Nós precisamos do aumento do efetivo policial”, cobrou. Por último, disse que irá propor que os jovens da região sejam estimulados a se inscrever nos próximos concursos da concursos da Brigada Militar, como forma para que tenham interesse em permanecer na região. “Cabelo” fez este comentário em função de que praticamente a totalidade dos 420 alunos da turma atual provém de cidades distantes do Vale do Caí, sendo que, em consequência, possivelmente haverá menor interesse deles em permanecerem aqui. 

Também defendendo a necessidade do aumento do efetivo, a Vereadora Josi Paz (PSB) relatou que, como ex-Conselheira Tutelar, pôde presenciar que o número de adolescentes jovens envolvidos com o tráfico de drogas e delitos é “assustador”. Outro dado, trazido pelo Vereador Cristiano Braatz (PMDB) - “Von” foi que, com o aumento das operações da Polícia nas grandes cidades, o crime acaba migrando para regiões próximas da Capital. 

Secretário Adjunto diz ser simpático ao pleito

O Secretário Adjunto, Delegado Jorge Luiz Soares, assim que ouviu todas as manifestações e recebeu o documento, comprometeu-se a levar todo o pleito para o Secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer. Adiantou que esta questão de efetivo é uma decisão do Secretário, juntamente com o Comando Geral da Brigada, avaliando alguns quesitos, como os índices de criminalidade. Porém, se disse favorável à causa do Vale do Caí adiantando que, dentro da realidade, alguns alunos poderão ficar fazendo parte do efetivo da região. 

Salientou que 85% da criminalidade do estado se concentram na Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos. Finalizando, elogiou o empenho da região em estar contribuindo com as forças policias. O grupo ainda pediu para que também fosse avaliada a possibilidade de que sejam designados novos policiais civis para a Central de Polícia do Vale do Caí, que está situada em Montenegro.