Moradores do Bairro Estação pedem: limpeza, iluminação e segurança


Distante vários quilômetros do centro da cidade, o Bairro Estação - onde os Vereadores estiveram terça (21) à noite, na primeira edição de 2017 do programa A Câmara Vai aos Bairros e ao Interior - se queixa de abandono. Dezenas de pessoas compareceram ao encontro, na EMEF Ana Beatriz Lemos.

Praticamente todas repetiram o mesmo pedido, com a alegação de que seria o básico: limpeza das ruas, iluminação pública, transporte coletivo e segurança.
 
Conforme o regulamento do Programa, inicialmente cada Vereador faz a sua apresentação aos presentes, por cinco minutos. Depois, eles passam a serem expectadores do manifestado pela comunidade. A professora Monaliza Furtado, representante da comissão de moradores do Bairro Estação, fez um desabafo no início de sua fala, antes de apresentar as principais carências do local.
 
Segundo Furtado, a história de luta dos moradores não vem de agora, nem de cinco anos, tempo de existência da comissão que pretende representar os interesses do Bairro. “Esta história tem mais de 15 anos, já foram realizadas inúmeras ações para que as demandas do Bairro fossem atendidas”.
 
Prosseguiu dizendo que, infelizmente, parece que a comunidade anda em círculos, fazendo alusão ao fato de que quase nada das demandas teve evolução. Em seguida, questionou: “por que nunca somos prioridade? O que há de errado conosco? Este ano nos reunimos novamente, com a fé e esperança de que todo ano é de luta e resistência. E, até que se prove ao contrário, vamos acreditando que os movimentos sociais e o povo unido e organizado ainda são o melhor meio de reivindicar”.
 
Nas considerações finais, unânimes as manifestações dos Vereadores no sentido de que serão parceiros da comunidade, e irão acompanhar de perto o atendimento das solicitações. Nos próximos dias, será agendada reunião com o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana (PSB) quando, acompanhados de representantes do Bairro Estação, os Vereadores deverão oficializar a entrega das demandas.
 
A lista completa do que pediram os moradores: pavimentação das ruas, construção do anel viário já aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias/2016; centro comunitário, também aprovado na LDO/2016 e com projeto pronto; posto de saúde; cadastramento das famílias do PSH, Agentes de Saúde e assistência social; atenção quanto às ocupações; segurança; ação social e conscientização sobre cuidados com o lixo. Ao final da reunião, ocorreu o sorteio da próxima localidade. 
Em março, os vereadores estarão na localidade de Faxinal. De acordo com o novo formato da Câmara Vai aos Bairros e Interior sempre será definido o próximo local em sorteio no final de cada reunião. 
 
Fonte: