Demandas do futebol em debate na Câmara de Montenegro

 
Para verificar se está prevista alguma data, projeto e as demandas em relação ao futebol montenegrino, assim como o proposto pela Prefeitura visando retomar a prática deste esporte, o Vereador Felipe Kinn Menezes (PMDB) – “Joa” promoveu reunião na Câmara, esta semana, também objetivando saber de que forma os Vereadores poderiam colaborar.

Além de Vereadores, participaram o presidente da Liga Montenegrina de Futebol, Juca Morellato e o Diretor de Desportos da SMEC, Felipe Cittó.
“Em 2001, na última vez em que foi disputado um campeonato de futebol, tive que tirar R$ 21.300,00 do meu próprio bolso. Durante seis anos, fiz a prestação de contas da Liga sem que fosse preciso apresentar súmulas. Ajudei a fundar e presidi o Conselho Municipal de Desportos durante três anos, e sempre prestei contas da mesma maneira. Por que em dois mil e onze ela não foi aceita?”, questionou no início o presidente da Liga.
 
De acordo com Juca, a Liga responde a processo, ajuizado pela Administração Municipal, em gestões anteriores, sob a alegação básica de que não teria havido suficiente comprovação dos gastos. “Agora, no segundo mandato do Prefeito Aldana, retomamos as conversações com a Prefeitura, com apoio do Diretor de Desportos, que defende a retomada das competições esportivas no município”, salientou Juca aos Vereadores.
 
Conforme o dirigente, no processo interno sobre o caso consta que a Liga está em dia com a Prefeitura, estando sua prestação de contas de acordo. De acordo com Juca, por razões políticas, um Diretor de Desportos anterior alegou que a prestação de contas não estava correta, “mas ele deveria ter acatado o parecer da Secretaria da Fazenda, que foi favorável”, o que não teria ocorrido, segundo Juca, “por questões políticas e rixas pessoais”.
 
O pedido de Morellato aos Vereadores foi o de que houvesse uma regularização deste caso. Um dos participantes lembrou que a finalidade da reunião seria incentivar a Liga para que voltasse a organizar os campeonatos. Perguntado se o processo judicial estaria sendo um impeditivo, o presidente negou, pois não houve o julgamento do processo, nem alguma condenação.
 
Retomada levaria de quatro a oito anos
 
Outro problema enfrentado pela entidade é o desinteresse dos clubes em participar. Juca comenta que encaminhou a publicação de edital convocando uma nova eleição da diretoria, mas não surgiram interessados, tendo que, regimentalmente, continuar na presidência. “Nossa ideia é realizarmos algo daqui para frente”, defendeu o Vereador Felipe, alegando que vem recebendo cobranças quanto a uma solução.
 
“Aqui no Legislativo temos a ideia de todos trabalharmos juntos, e estamos fazendo isto”. Alegou que não estaria havendo um pedido aos Vereadores para que auxiliassem na busca de solução para o problema junto ao Executivo. “Queremos que isto seja colocado em prática”, destacando que atualmente o futebol vem sendo disputado apenas em clubes sociais, e gostaria de ver novamente a realização de partidas nos campos.
 
Juca disse que, juntamente com a Diretoria de Desportos, trabalha na realização de um campeonato intermunicipal de futebol, com a participação de vinte municípios. “Comecei a ter ânimo, novamente”, declarou Morellato. Questionado sobre as medidas necessárias para a reestruturação dos times locais, respondeu que isto envolveria a concessão de algum incentivo. “No intermunicipal, o time vencedor receberá quinze mil reais, além dos times não terem que pagar o fardamento e a inscrição, tendo somente o custo do transporte”.
Estimou que o Futebol Onze e o de Salão somente vão ficar bons novamente daqui a quatro ou oito anos, se o trabalho começar agora, sendo importante o estímulo às categorias de base. A participação no intermunicipal seria o primeiro passo para o reerguimento, diz o presidente da Liga. O estímulo não seria apenas ao Futebol de Onze, mas também à realização de uma olimpíada intermunicipal. Segundo ele, concluído o projeto do intermunicipal, deverão ser buscadas parcerias. Os meios para isto estão sendo estudados, juntamente com a Diretoria de Desportos, acrescentou.
 
O Vereador Felipe frisou que municípios vizinhos, inclusive de menor porte, vêm realizando seus campeonatos. “Vamos ter que esperar quatro, oito anos, para preparar outra geração de jogadores?”, questiona, defendendo que algo seja feito de imediato. “Depois de muito tempo, saio daqui contente com a atitude de vocês, Vereadores. Vejo que Montenegro poderá voltar a ser o que era antes porque todos nós, Legislativo e Executivo, queremos que as coisas aconteçam”.
O Diretor de Desportos se colocou à disposição para qualquer esclarecimento. Defendeu o trabalho em conjunto, salientando que “independente de qualquer coisa, quem ganha é Montenegro, a comunidade montenegrina, que merece isto”. O Diretor comentou que a retomada poderia se dar pela organização de um torneio de futebol de salão, integrando os bairros, mesma iniciativa sugerida pelo Vereador Felipe.