Programa Câmara Mirim, da Câmara de Montenegro

 
Por meio do Programa Câmara Mirim, da Câmara de Montenegro, desde sua criação já foram promovidas 11 edições dos “Jovens Vereadores”. A novidade: em 2017, ele terá a parceria do Executivo. Garantia dada quarta (18) pelo Prefeito em exercício Carlos Eduardo Müller (SD) – Kadu, durante o encontro quinzenal da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH).

A CCDH é presidida pela Vereadora Josi Paz (PSB), composta ainda por Juarez da Silva (PTB) - Secretário e Talis Ferreira (PR). Acompanhado da Secretária de Educação em substituição, Tânia Iró da Motta, Kadu afirmou que a Prefeitura realmente deverá apoiar o projeto, destacando que é de “extrema relevância”, por trabalhar com estudantes da faixa etária dos 10 a 16 anos. Informou que o Executivo irá disponibilizar transporte para os Vereadores Mirins realizarem um tour pela cidade, visitando os Poderes e pontos turísticos.
 
A Secretária de Educação anunciou que os membros da CCDH terão um espaço para falar sobre o Programa Câmara Mirim, em fevereiro, na primeira reunião dos diretores de Escolas Municipais. Josi Paz ficou entusiasmada com o aceno positivo do Prefeito em exercício. “Quando trabalhamos unidos, é a comunidade que fica fortalecida”, pontuou.
 
Outra parceria surgindo é com a Vimsa (Viação Montenegro). Em contato com a direção da empresa, o Vereador Juarez da Silva pediu apoio para o transporte dos estudantes participantes do projeto, com a alegação de que alunos das Escolas mais distantes, do interior e da cidade, acabam tendo dificuldades de acesso.
 
A eleição dos dez Vereadores Mirins de 2017, sua diplomação e posse serão realizadas em abril. O trabalho de organizá-lo e o de realizar as sessões da Câmara Mirim está a cargo da CCDH, tendo apoio técnico do servidor Tiago Goulart.