Pinturas Na Casa do Produtor Rural de Montenegro


Quem passa pela esquina das ruas Osvaldo Aranha e Otelo Rosa observa uma visão diferente na fachada da Casa do Produtor Rural. Ao invés da cor neutra que estampava as paredes externas do local, pinturas coloridas com relação ao meio rural passaram a embelezar o prédio localizado na região central de Montenegro.

Essa iniciativa trata-se de um projeto de extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em parceria com a Prefeitura de Montenegro. De acordo com o aluno Paulo Giovani Bender, que está há cinco anos na instituição de ensino, a ideia foi iniciada juntamente com a coordenação da Casa do Produtor na época. A dinâmica era a seguinte: enquanto a Administração Municipal fornecia o material, os estudantes, sob a coordenação da professora Mariane Rotter, levavam a criatividade para as paredes externas. Neste momento, apenas Bender e o aluno Erasmo Carlos Breitembach que estão participando do projeto.

Giovani destaca que o objetivo era criar desenhos que remetessem a agricultura e ao meio rural. No entanto, parte da pintura foi criada em parceria com a população que passava pelo local. Uma das artes que mais chama a atenção é a que expõe personagens do filme “Star Wars” fazendo tarefas típicas do meio rural. “Crianças passaram lá e sugeriram que eu pintasse isso. Acho legal essa licença poética”, salienta Bender. Mas a participação da comunidade não cessará por aí. Segundo o estudante, a fachada da Casa do Produtor, que ainda falta ser pintada, também deve contar com o apoio da população. “Ainda não sei o que fazer. Vou aproveitar as sugestões das pessoas que passarem por ali”, enfatiza. 

Outras artes também podem ser conferidas nas paredes externas da Casa do Produtor Rural. De acordo com Giovani, o local virou ponto turístico, pois muitas pessoas param para elogiar e tirar fotos. Ele ainda pretende conversar com integrantes da Administração Municipal para levar esse projeto a outros pontos turísticos de Montenegro, inclusive, envolvendo alunos de escolas locais. Quem quiser conferir a intervenção artística, a Casa fica na rua Osvaldo Aranha, 1.879.


FONTE: ACOM MONTENEGRO