A Câmara Vai aos Bairros e ao Interior de Montenegro



O Programa “A Câmara Vai aos Bairros e ao Interior” voltará a ter reuniões no mês de fevereiro. Esta e outras ações foram discutidas quarta-feira (18), no encontro quinzenal da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), composta pelos Vereadores Josi Paz (PSB) – Presidenta; Juarez da Silva (PTB) – Secretário, integrada ainda por Talis Ferreira (PR).

Neste encontro, participou o presidente da União Montenegrina de Associações Comunitárias (UMAC), Antônio Airton Quadros. 
Ficou definido que a primeira edição de 2017 vai ser realizada dia 21 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, no Bairro Estação, na Igreja Assembléia de Deus. O Programa “A Câmara Vai aos Bairros e ao Interior” foi criado com o objetivo de ouvir as comunidades da zona urbana e rural. 

A presidenta da CCDH, Josi Paz explicou ao presidente da UMAC, Antônio Quadros que os Vereadores vão em conjunto aos bairros. Que neste espaço, os parlamentares são mais ouvintes do que falantes. De acordo com a Lei que regulamenta o programa, no início dos encontros cada um dos Vereadores faz sua apresentação à comunidade. “A maior parte do tempo é destinada para que o representante demonstre os anseios da localidade escolhida”, acrescenta Josi. 

O presidente da UMAC classificou como positiva a ação da Câmara indo ao encontro da comunidade. “Seremos parceiros desse movimento, podem contar comigo”, disse Quadros. 
Uma das sugestões acatadas para mudança na Câmara Vai aos Bairros e ao Interior é quanto à escolha dos bairros. A partir da ideia do vereador Juarez da Silva (PTB), sempre ao final da reunião de um bairro será escolhida localidade do interior, da mesma forma no interior para o bairro. 

Informado ainda que existe na Câmara um espaço chamado de “Tribuna Livre”. Entidades, tais como associações comunitárias ou sindicatos, entre outras, uma vez por mês podem utilizar a tribuna do Legislativo para se manifestarem, a exemplo do que fazem os Vereadores, pelo tempo de dez minutos. É apenas necessário que se inscrevam com antecedência.