SPC informou que a inadimplência no comércio aumentou quase 3%


O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) do Clube de Diretores Lojistas (CDL) do RJ informou que a inadimplência no comércio aumentou 2,9% em novembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Os números revelam também que as consultas dos lojistas - item que indica o movimento do comércio - diminuíram 4% e as dívidas quitadas cresceram 1,2%.

Ao comparar novembro com o mês anterior (outubro), os registros do SPC mostram que as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas cresceram, respectivamente, 0,5%, 4,5% e 5,8%.
No acumulado dos 11 meses do ano (janeiro/novembro) em comparação com o mesmo período do ano passado, a inadimplência aumentou 2,1% e as consultas e as dívidas quitadas caíram, respectivamente, 6,8% e 1,9%.

Segundo o presidente do CDL, Aldo Gonçalves, os números demostram que o comércio continua enfrentando sérias dificuldades, agravadas no Rio com a falência do estado e também pelo crescente desemprego, que afastaram o consumidor das lojas.

“Não é sem razão que todas as grandes datas comemorativas do setor - Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia da Criança -, não atingiram as expectativas do varejo e registraram resultados negativos. Resta agora o Natal, cujas vendas representam mais de 30% do faturamento em todo ano, dependendo do segmento. É nele que o comércio está apostando moderadamente e espera um crescimento mínimo de 1%”, afirmou Gonçalves.

Edição: Augusto Queiroz

Douglas Corrêa  da Agência Brasil