Facilidade e rapidez na Regularização de empresas em Montenegro


A Rede Simples, Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, chegou a Montenegro oficialmente nesta quarta-feira, dia 21.

 Criada por Lei Federal em dezembro de 2007, a RedeSim estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas. 

Na mesma ocasião foi inaugurado o Escritório da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul, JUCERGS.

O objetivo destas ações é o de estimular as micro e pequenas empresas a regularização, além de simplificar o processo dos licenciamentos para o funcionamento efetivo.

O Evento de implantação ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro e Pareci Novo – ACI, e contou com a presença do Prefeito Luiz Alves Aldana, Prefeito de Pareci Novo, Rafel Riffel, Presidente da JUCERGS, Paulo Roberto Kopshina, Superintendente Regional do Sebrae, Marco Copetti, Presidente da ACI, Waldir João Kleber, secretários municipais, associados da ACI, comunidade e imprensa.

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, SMIC, conduziu todo o processo pelo Executivo. Ana Paula Machado, Diretora de Indústria e Comércio da secretaria, lembrou a determinação do Prefeito Aldana e a designação para que a rede fosse implantada no município, isto em abril de 2015. De lá para cá várias reuniões e muito estudo que culminou com a prestação deste importante serviço à comunidade montenegrina.

Kopschina lembrou da meta de implantação da RedeSim no RS, de 80 cidades. Hoje são 76 municípios que contam com o serviço. Disse também que isto só foi possível pela vontade política da Prefeitura, e aproveitou para parabenizar o Prefeito pela reeleição e pela iniciativa. 

Ele finalizou sua manifestação falando que em 2017 serão 140 anos da JUCERGS e que a junta caminha a passou largos para a efetivação dos serviços todos através da web, com a Junta Digital.

Para o Prefeito Alves Aldana a instalação do escritório da Junta Comercial e a implantação da RedeSim é algo que vai propiciar aos montenegrinos realizarem o sonho de ter seu próprio negócio legalizado, saindo assim da ilegalidade. 

Ele agradeceu o empenho da SMIC e de outras secretarias municipais envolvidas, e salientou que o Vale do Caí ganha e muito com a presença efetiva da junta e com a RedeSim, que irá contribuir de forma objetiva com a geração de emprego e renda para o município.

Também foi anunciado que em breve Montenegro contará com a Sala do Empreendedor, que reunirá as secretarias municipais, da Fazenda, Meio Ambiente e Indústria e Comércio, com a Vigilância Sanitária e os Bombeiros, em um mesmo local, o que facilitará o processo de abertura das empresas, agilizando os licenciamentos.

O escritório da Junta e a RedeSim, estão instalados na sede da ACI, na Ramiro Barcelos, 1.700, Centro.


Fonte: Acom