ACESSUAS MONTENEGRO



Resposta de Montenegro é aceita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e deve contribuir para a diminuição da miséria no município e no Brasil

Um questionamento do MDS no início de dezembro foi respondido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMGEP) e fez com que o ministério alterasse uma das ações do Programa ACESSUAS TRABALHO, que integra o “Brasil Sem Miséria”. A secretaria municipal salientou que no município o estudo solicitado pelo ministério está levando em conta os critérios sociais, financeiros, econômicos e de saúde, diferentemente do que se aplica no programa federal. De acordo com a SMGEP, a utilização destes critérios vai possibilitar atender de forma objetiva mais pessoas, com redução de custos.


No levantamento que está sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SMHAD) um dado ficou muito evidente:

• De janeiro de 2011, até janeiro de 2016, somente 338 famílias se registraram no Cadastro Único.

Este cadastro é fundamental para que as pessoas na linha da pobreza possam se beneficiar de programas sociais federais, como Bolsa Família, entre outros. Montenegro, em fevereiro deste ano contabilizou 2.931 pessoas no Cadastro Único. Deste número, 1.271 são beneficiárias do Bolsa Família.

No dia 19/12, o MDS publicou matéria redirecionando o “ASSESUAS TRABALHO”, salientando que a mudança vai facilitar o acesso da população mais carente ao mercado de trabalho. A alteração levou em conta os questionamentos propostos por Montenegro.

Com as mudanças efetivas, e com a implantação do programa no município, mais de 1.300 pessoas deverão ser beneficiadas, deixando a linha da pobreza, e buscar colocação no mercado de trabalho em 2017.

Estes dados foram apresentados ao Prefeito Aldana, pelo Assessor Especial Adão Aloy. Na conversa, Aldana ratificou um dos pontos primordiais para os próximos quatro anos: O foco no social. Ele salientou que as secretarias envolvidas já estão atuando neste sentido, e o trabalho será aprimorado com a implantação de vários programas. “É Montenegro mostrando o caminho para o Brasil”, finalizou o prefeito.

Fonte: ACOM