Seminário de Empreendedorismo Governamental


Evento reunirá especialistas em gestão para debater estratégias e conjunturas para um novo modelo de serviço público

O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Nerj) realizará no próximo dia 2 de dezembro (sexta-feira) o “1º Colóquio de Empreendedorismo Governamental: estratégias e conjunturas de um novo modelo de Serviço Público”. Organizado pelo Núcleo de Gestão Estratégica (Nugest) do órgão, o evento tem como objetivo inspirar, mobilizar e incentivar agentes públicos a conhecerem o empreendedorismo governamental e as possibilidades de atuações no ambiente público.


De acordo com o coordenador do Nugest, Tuffy Naman Filho a ideia para a organização do evento surgiu a partir de sugestões dos colegas que participam das reuniões de gestão estratégico-participativo quanto ao aprofundamento de temas ligados à ciência da administração e da gestão. Ao se analisar a atual situação do Estado brasileiro, envolto em questões de restrição orçamentário-financeira, é decisivo aos agentes públicos produzir iniciativas que conduzam as organizações a um modelo de gestão, que aumente a qualidade dos serviços oferecidos.

“Queremos dialogar com o público interno do Ministério, órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, consultorias de gestão e sociedade civil, sobre o incentivo e a prática do empreendedorismo no ambiente público. O colóquio se propõe a debater, em dois momentos, como pessoas e organizações podem contribuir para a utilização prática de uma postura empreendedora para resultados”, explica Tuffy.

O encontro ocorrerá no auditório principal do 10º andar do Nerj, que fica localizado à Rua México, 128, Centro. No total, são disponibilizadas 200 vagas para servidores de órgãos públicos vinculados ao Ministério da Saúde ou que façam o diálogo institucional direto com o órgão. Interessados podem fazer a inscrição gratuitamente aqui.

As inscrições estão abertas para representantes de instituições vinculadas ao MS como o Departamentos de Gestão Hospitalar no Estado do RJ (DGH) e de Informática do SUS (Datasus), da Central de Armazenagem e Distribuição de Insumos Estratégicos (Cenadi), dos Hospitais Federais do Andaraí (HFA), Bonsucesso (HFB), Cardoso Fontes (HFCF), Ipanema (HFI), Lagoa (HFL) e Servidores do Estado (HFSE), dos Institutos Nacionais do Câncer (Inca), do Coração (INC) e de Traumatologia e Ortopedia (Into), das Agências Nacionais de Saúde Suplementar (ANS) e de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das Fundações Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Nacional de Saúde (FUNASA).

Há também vagas para representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SES e SMS); o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RJ), as organizações adesas ao núcleo regional Gespública; o Comitê executivo e instituições participantes da Rede Rio de Sustentabilidade; e o Comitê Rio de Janeiro da Rede Global de Empreendedorismo ENDEAVOR.

Programação

 - O colóquio começa às 9h com credenciamento e abertura às 9h30min, seguida de dois painéis. O primeiro, cujo tema trata sobre “o intraempreendorismo como característica organizacional”, debaterá questões como “modelos de organizações”; “gerenciando equipes e estimulando a inovação no dia a dia”; e “projeto GovLab – Laboratório de Inovações em Governos”.

Já o segundo painel abordará o tema “Alinhamento transorganizacional no propósito de servir melhor: caso de compras públicas compartilhadas e sustentáveis”, com ênfase no debate acerca de três subtemas: “articulações governamentais em rede”; compras compartilhadas; e “compras/contratações públicas sustentáveis”.

Outras informações no telefone (21) 3985-7539 ou no e-mail plan@nerj.rj.saude.gov.br

Fonte: