Política Nacional da Erva-Mate



A Assembleia Legislativa do Paraná, que fica em Curitiba, será palco na segunda-feira, dia 7 de novembro, a partir das 9h, do seminário para debater sobre o Projeto de Lei 4137/2015, que cria a Política Nacional da Erva-Mate, de autoria do deputado federal Afonso Hamm. O evento é promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

A cadeia produtiva do mate envolve mais de 180 mil produtores em 480 municípios do Sul do país, gerando cerca de 700 mil empregos, além de exportar o produto para mais de 30 países.

A política nacional da erva-mate tem como propósito estabelecer o padrão de qualidade e produção sustentável. Também estabelece entre as diretrizes a sustentabilidade ambiental e social da cadeia produtiva, elevação da qualidade, desenvolvimento tecnológico e desburocratização de normas. Coloca também o crédito, o seguro e assistência técnica como instrumentos de incentivo. “O setor carece de ações de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico para melhorar o sistema de cultivo e de industrialização, descoberta de novos usos e aplicações, apoio ao comércio e divulgação de produtos, no Brasil e no exterior”, ressalta Afonso Hamm.

Para este evento foram convidados os representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Trabalho, Ronaldo Nogueira; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná; Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria de Ciência e Tecnologia; Instituto Brasileiro Da Erva Mate e demais entidades representativas.