Empreendedorismo e Inovação na Universidade de Passo Fundo-UPF - Carazinho


A Universidade de Passo Fundo (UPF) Campus Carazinho recebe, na noite desta sexta-feira (21/10), a presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), Dra. Rose Mary Almeida Lopes. A programação faz parte da Semana Acadêmica Integrada da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) e acontece a partir da 19h20min no auditório do Campus. Ela abordará durante a sua fala temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo.

Conforme a Dra. Rose, pesquisas de diferentes institutos apontam que a vontade de empreender está entre as prioridades dos brasileiros. No entanto, muitos acreditam que apenas ter uma boa ideia é suficiente para obter sucesso. “É uma jornada intensa, partir de uma ideia, se tornar um empreendedor e gerir um negócio. É um longo processo e muita gente sucumbe nesse caminho por não se preparar adequadamente”, enfatiza. Ela destaca que entre os erros mais comuns estão o desconhecimento do setor no qual se pretende atuar, falta de conhecimentos de gestão e de avaliação do cenário e identificação de riscos, além de não buscarem aperfeiçoamento nessas áreas.

A pesquisadora destaca ainda que, hoje, muitas vezes o empreendedor acha que está ganhando dinheiro quando na verdade não está. Isso acontece, principalmente, pela falta de monitoramento e de controle eficientes dos valores que estão circulando pelas empresas. Além disso, um empreendedor deve estar constantemente avaliando o seu negócio com base em indicativos internos e externos, e sempre vislumbrando novas oportunidades.

Anegepe

A Anegepe se consolidou a partir do movimento de pesquisadores que viam a necessidade de se ter um fórum para discutir as diversas facetas de ser empreendedor e da gestão de pequenos negócios. Atualmente, a professora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Dra. Denize Grzybovski, integra a diretoria da entidade.

Por: Assessoria de Imprensa