Diferenças entre Desastre, Emergência e Calamidade Pública das Enchentes em Montenegro Rs



Diferença entre Enchente, Inundação,Alagamento ou Enxurrada?
Desastre:

Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais.

Situação de Emergência:

Situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que comprometam parcialmente a capacidade de resposta do poder público do ente atingido.

Estado de Calamidade Pública:

Situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que comprometem substancialmente a capacidade de resposta do poder público ao ente atingido.

Diferença entre Enchente, Inundação,Alagamento ou Enxurrada?


Inundação: representa o transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície de inundação ou área de várzea.

Enchentes ou cheias:

A elevação do nível d’água dentro do rio, resultante de precipitações sobre a bacia, é chamada de cheia fluvial. Quando ocorrem chuvas mais intensas, a água do rio pode transbordar para as planícies marginais, ocasionando uma enchente. Este fenômeno é natural, mas pode ser agravado pela ação do homem.


Alagamento: 

Os alagamentos são ocasionados pelo acúmulo de água na superfície urbana e, na maioria das vezes, ocorrem por falhas no sistema de microdrenagem .

Enxurrada: 

As enxurradas são escoamentos superficiais provocados por chuvas intensas em bacias com curto tempo de concentração e com elevada declividade. 

Elas ocorrem devido ao rápido acúmulo de águas na calha principal do rio, o que causa acréscimo na velocidade das águas. Essa situação por si só aumenta o poder de destruição do escoamento. E para piorar, muitas vezes estão associadas ao movimento não só de água e sim água, terra, pedras, pedaços de troncos e tudo que aparecer no caminho, criando um movimento de massa ainda mais destruidor. 

Podem ocorrer em áreas rurais e também urbanas. Obviamente, são mais severas e trazem maiores riscos em áreas com grande nível de ocupação e impermeabilização.