Câmara de Vereadores de Montenegro - Outubro Rosa

 
Não foi apenas a primeira sessão após o pleito de dois de outubro. Também a primeira do chamado mês do “Outubro Rosa”. Apontando para a decoração do plenário, a Vereadora Rose Almeida (PSB) salientou a importância da campanha que tem o objetivo de promover a conscientização e alertar as mulheres sobre a prevenção, cuidados e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Disse que, de acordo com a literatura, 25% das mortes podem ser evitadas com a identificação precoce do tumor e a atenção ao paciente. “Aqui no estado, as mulheres estão sendo alertadas para a importância da realização, a partir dos 40 anos, da mamografia e do exame clínico, para o diagnóstico precoce do câncer de mama”. Acrescenta que nos demais estados as mulheres fazem este exame a partir dos 50 anos.
De acordo com estatísticas reveladas por Rose, a cada ano 52 mil novos casos são diagnosticados no Brasil. “Mais de 30 mulheres morrem por dia, vítimas de câncer de mama, sendo que em 45 % dos casos o diagnóstico é feito quando já está num estágio avançado”. Lamenta que as pessoas não estejam fazendo o exame preventivo.
“Cinco mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados, por ano, no Rio Grande do Sul, sendo o segundo estado no ranking da doença, no Brasil, sendo a segunda causa de morte entre as mulheres brasileiras. Em Montenegro, foram três óbitos em 2008, passando para sete no ano seguinte. Em 2013, 2014 e 2015 não houve mortes, sendo quatro óbitos, até o momento, em 2016”, especificou.
Finalizando, comentou que neste ano de 2016 quinze mulheres foram encaminhadas à Oncologia, em São Leopoldo, para exame, e que todas as mamografias de Montenegro são pagas com recursos próprios do Município, através da compra pelo CIS-Caí. “Quando o mamógrafo adquirido pelo Município estiver em operação, no Hospital Montenegro, os exames serão oferecidos pelo SUS, não mais pelo CIS-Caí. Enquanto isto não acontece, a Administração assumiu o pagamento destes importantes exames”, finalizou.