50 anos do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho


Os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) foram celebrados nesta terça-feira, 11 de outubro, durante Sessão Solene no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento foi proposto pelo deputado federal Afonso Hamm.

A mesa das autoridades foi composta pelo deputado Afonso Hamm, a senadora Ana Amélia; o representante do governo do Rio Grande do Sul, Otaviano Fonseca, o representante da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Wilson Porto e a primeira prenda do Rio Grande do Sul, Roberta Rodrigues Jacinta, de Bagé e a terceira prenda mirim do RS, Isabela da Silva, do município de Osório. A solenidade contou com a organização da presidente do MTG Planalto Central, Loiva Calderan. 

A solenidade iniciou com a execução do Hino Nacional e houve a apresentação do vídeo institucional ressaltando os eventos culturais, artísticos e campeiro que o movimento realiza em todo país. 

Durante o pronunciamento, Afonso Hamm destacou a importância do MTG que está espalhado por todo país e mundo que tem papel primordial de valorizar a cultura, a história, resgatar valores e ensinar jovens e crianças a cultuar as tradições. Hamm observou algumas atividades desenvolvidas pelo movimento como as cavalgadas, o desfile dos tradicionalistas do 20 de setembro, que com a obrigação dos exames do mormo tem inviabilizado e dificultado a participação dos cavalarianos devido ao alto custo para a realização por animal.

Rodeios

A manutenção dos rodeios foi outro tema que teve especial abordagem no pronunciamento de Hamm, que foi relator do projeto na Comissão de Agricultura, defendendo a realização dos rodeios. “Queremos preservar as atividades e lidas campeiras e o MTG já tem a cartilha de bem-estar animal”, detalha Hamm que também salientou sobre o projeto de lei de sua autoria que visa fomentar a produção, industrialização e o consumo da erva-mate.

Para encerrar a fala, Hamm destacou que o lema “Liberdade, Igualdade, Humanidade", está no brasão, na bandeira, no hino e na alma dos gaúchos. “Orgulho de dizer que somos gaúchos, cultuamos a tradição e expandimos”, detalha. No final do pronunciamento, Hamm entregou uma placa ao presidente do MTG em homenagem aos 50 anos da entidade.

O presidente do MTG, Nairolli Callegaro, enfatizou que os 50 anos é apenas uma memória que se insere de forte na sociedade. “São 50 anos de sonho e resgate de um sentimento, dos valores do tradicionalismo gaúcho, da música, da dança, da culinária, da poesia e de todos os aspectos regionalistas que começou no Estado e está espalhado em oito federações e também em outros países”, ressalta o presidente ao salientar que estar em Brasília, onde ocorrem inúmeras decisões para vida dos brasileiros e o encaminhamento do país, se traduz em satisfação e honra, confirmando a nossa responsabilidade de preservar o nosso Rio Grande do Sul que é vertente pura de onde brota o tradicionalismo gaúcho.

Callegaro finalizou o pronunciamento entregando o troféu do cinquentenário do tradicionalismo gaúcho ao deputado Afonso Hamm e a senadora Ana Amélia. A solenidade encerrou coma execução do Hino Riograndense, entoado pelo representante do CTG da Estância Gaúcha do Planalto e do MTG Planalto Central, o cantor tradicionalista Gerson Rezende, acompanhado do violonista Danilo Fróes.

A solenidade encerrou coma execução do Hino Riograndense, entoado pelo representante do CTG da Estância Gaúcha do Planalto e do MTG Planalto Central, o cantor tradicionalista Gerson Rezende, acompanhado do violonista Danilo Fróes. Também estavam presentes no evento:; o patrão do CTG Estância Gaúcha do Planalto, Junior Fioravante; o patrão do CTG Jayme Caetano Braun, Pedro Kirchner; representantes dos CTGs de Formosa –Goiás; Buritis- Minas Gerais e Luís Eduardo Magalhães – Bahia, vereadores de Canguçu: César Madrid e Carlos Alberto Vargas (Bigico), além de prendas, peões e representantes de entidades.