25-10 - Dia do Dentista



Um dentista, cirurgião-dentista, médico dentista, odontologista ou odontólogo é o profissional da saúde capacitado na área de odontologia, e apesar de terem um âmbito de acção semelhante, não deve ser confundido com o médico estomatologista. A atividade pode ser executada em consultório próprio ou em âmbito público.

Visitas ao dentista consistem, na maioria das vezes, em revisão da higiene bucal e integridade dos dentes, incluindo limpeza e profilaxia. Devem ser repetidas a cada seis meses, com o objetivo de manter os dentes em um estado adequado e evitar que se desenvolvam problemas bucais.


Especialidades

O dentista forma-se em faculdade como cirurgião-dentista, ele pode optar por várias especialidades tais quais:

ortodontia,
odontopediatria,
odontogeriatria,
pacientes especiais,
endodontia,
periodontia,
cirurgia,
traumatologia bucomaxilofacial (CTBMF),
dentística,
saúde coletiva,
odontologia legal,
radiologia odontológica,
implantodontia

Nos dias atuais o cirurgião-dentista sai da faculdade voltado para a prevenção, graças à intervenção dos ministérios da Saúde e da Educação que dão um valor maior as faculdades que optam pelo eixo da saúde coletiva.

O cirurgião-dentista é único o profissional da saúde do Brasil que se encontra cientificamente e legalmente apto para tratar as alterações do sistema estomatognático e estruturas anexas, sejam alterações congênitas ou adquiridas.

No Brasil, o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista foi estabelecido como 25 de outubro, quando se comemora a criação da primeira faculdade de odontologia (Medicina e Arte Dentária), na Bahia. Santa Apolônia, em cujo martírio sofreu fraturas de ossos faciais e de elementos dentais, é padroeira dos dentistas.

Brasil

Até o século XIX a prática da odontologia era efetuada por cirurgiões e barbeiros, quando físicos e médicos europeus começaram a exercer a profissão no Brasil. As atividades resumiam-se à extração dos dentes sem anestesia (não havia sido inventada), curativo de fístulas dentárias, tratamento das cáries com aplicação de remédios tópicos. 

Contudo, ainda no século XVIII dentes extraídos já eram substituídos por postiços, presos aos naturais com grampos de metal. Os postiços eram humanos ou talhados em osso, marfim ou massa endurecida. Os de porcelana só apareceram no século XIX, juntamento com o preenchimento das cáries com chumbo, aplicação de pivôs e dentaduras. 

A profissão está ligada à história brasileira devido ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, devido à sua atuação na Inconfidência Mineira.