Semana Farroupilha de Montenegro 2016


Realizando a Sessão Solene, mais uma vez a Câmara de Vereadores integra-se aos eventos da Semana Farroupilha de Montenegro. Foi quinta (15) à noite, no palco do Parque Centenário Erny Carlos Heller, mesmo local das demais atividades.

Trata-se da única ocasião, ao longo do ano, que o Legislativo desenvolve seus rituais fora da sede na Rua Álvaro de Moraes. 
Vestida a caráter, a Vereadora Rose Almeida (PSB) fez uma manifestação em nome do Legislativo. Resgatou um pouco da história, lembrando que a Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. “Te aprochega, gauchada, que chegou a semana mais esperada. Comemoramos com muito churrasco e chimarrão. E que a luta e a persistência sejam constantes em nossas vidas!”, pontuou. 

Em seu discurso, Rose mencionou uma conhecida figura do tradicionalismo montenegrino, Martinho Poeta Figueiró, o homenageado desta Semana Farroupilha, escolhido pela comissão organizadora após indicação de patrões das entidades tradicionalistas do município.

Martinho nasceu em 23 de setembro de 1939, em Guaíba, e dedicou sua vida ao tradicionalismo e à vida rural. Ele fundou o CTG Minuano, de Guaíba e o Piquete Os Caudilhos, de Barra do Ribeiro. Em 1981, mudou-se para Montenegro, para trabalhar na Granja Três Marias. “Seja bem-vinda Semana Farroupilha, onde o amor pela nossa terra e o orgulho da nossa história é exaltado com muito orgulho”, encerrou. 

Representando o Prefeito, o Secretário de Obras Edar Borges também destacou a importância do Movimento Tradicionalista. Os trabalhos foram encerrados com a declamação do poema “Eis o Homem”, pelo tradicionalista Ubirajara Pires, com acompanhamento musical de Vandré da Rosa. 

Na Câmara, nasceu a Lei que destina recursos, todos os anos, para a realização das atividades da Semana Farroupilha. Tradicionalmente os Vereadores realizam Sessão Solene, para engajar-se aos festejos.