Reforma no ensino médio é prioridade do governo Temer



O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou, que uma reforma no ensino médio está entre as prioridades do governo para melhorar os índices de qualidade nas três séries finais do currículo escolar brasileiro. A proposta é votar ainda este ano um projeto de lei que já está em tramitação no Congresso Nacional e estabelece mudanças na organização do currículo do ensino médio.

De acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental. A meta estabelecida para 2015 era de 4,3, mas o índice ficou em 3,7.

Durante a apresentação dos novos dados do Ideb, em Brasília, Mendonça Filho ressaltou que não há sintonia entre a realidade, os anseios dos jovens e o conteúdo ensinado para eles no ensino médio. De acordo com o ministro, a discussão e aprovação do Projeto de Lei 6.840, de 2013, é essencial para atualizar e melhorar o aprendizado neste período escolar.

Caso não haja consenso com os parlamentares para votar a matéria ainda este ano, Mendonça Filho afirmou que recorrerá ao presidente Michel Temer para garantir a reforma do ensino médio. “Nós entendemos que, se porventura, a pauta do Parlamento estiver bloqueada, o presidente da República poderá até editar uma Medida Provisória para atender à urgência da necessidade das modificações na educação de nível médio no Brasil”, assegurou.

O ministro da Educação defendeu, ainda, a necessidade de expandir o tempo integral para todo o ensino médio brasileiro.

Fonte: Portal Brasil