Fita adesiva na câmera do computador



 O diretor do FBI James Comey é adepto do uso de fitas adesivas para esconder webcams de computadores por uma questão de segurança. Ele explanou sobre o assunto em uma conferência no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

“Você faz isso para que pessoas que não tenham autoridade não olhem para você. Eu acho que isso é uma coisa boa”, disse Comey, quando perguntado a respeito da prática de esconder a câmera.


Segundo o executivo, a prática de cobrir webcams é comum tanto no FBI como em outros órgãos do governo norte-americano. Ele também confirmou que faz o mesmo em seus dispositivos pessoais: “não é louco que um diretor do FBI também se importe com segurança pessoal”, disse.

Embora seja comum entre pessoas que trabalham com tecnologia e com segurança –Zuckerberg faz isso -, o diretor disse que as pessoas “tiram sarro” de seu comportamento, considerado paranoico. Mas se defende: “eu espero que as pessoas tranquem seus carros, suas casas à noite, se você tem um sistema de alarme, você deferia usa-lo”, compara.

A prática de invadir câmeras é muito comum, e os alvos não são apenas pessoas cujas identidades sejam questão de segurança pública. Pesquisas no YouTube por termos como “IP Cam Troll” ou similares mostram que qualquer usuário pode sofrer este tipo de invasão e tornar-se motivo de piada na internet.