8ª Festa Nacional da Erva-Mate - FEMATE de Arvorezinha




A 8ª Festa Nacional da Erva-Mate (FEMATE), de Arvorezinha, será palco de um grande debate acerca do Projeto de Lei nº 4137/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, que institui a Política Nacional da Erva-Mate. O encontro acontecerá na próxima sexta-feira, dia 16 de setembro, a partir das 9h30, no Palco Cultural do Parque Municipal de Eventos, em Arvorezinha/RS.


O objetivo da reunião é discutir alternativas para o desenvolvimento dessa importante cadeia produtiva, possibilitando fomentar a produção sustentável e elevar o padrão de qualidade, além de apoiar e incentivar o comércio de erva-mate no país. Para o deputado, essa oportunidade de submeter o projeto a um amplo processo de discussão contribuirá significativamente para o seu aperfeiçoamento. “Entendemos que os princípios e diretrizes da Política Nacional da Erva-Mate devem estar alinhados para, de fato, orientar um setor com relevantes aspectos sociais, econômicos e ambientais relacionados à atividade ervateira”, destaca.


Principal produto florestal não madeireiro da região Sul do Brasil, a erva-mate constitui alternativa de renda para cerca de 180 mil produtores familiares, distribuídos por 486 municípios, e gera cerca de 700 mil empregos, envolvendo mais de 700 empresas beneficiadoras.


ENTIDADES CONVIDADAS

Para este encontro estão sendo convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério do Trabalho e Previdência Social; Governos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; Prefeituras Municipais; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul - EMATER/RS; Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná - EMATER/PR; Universidades gaúchas, catarinenses e paranaenses; Federação dos Trabalhadores na Agricultura - FETAG; Instituto Brasileiro da Erva-Mate – IBRAMATE; Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Rio Grande do Sul - SINDIMATE; e outras entidades com atuação correlacionadas ao setor de erva-mate.