Projetos de Modernização e Política Industrial do Carvão Mineral





O novo ministro de minas e energia, Fernando Coelho Filho, recebeu, nesta semana, os integrantes da Frente Parlamentar do Carvão Mineral. O deputado federal Afonso Hamm, que é vice-presidente da Frente, aproveitou para buscar apoio do ministro aos projetos de modernização das usinas termelétricas a carvão mineral e às propostas da política industrial para o carvão mineral.

Na oportunidade, Hamm junto com o presidente da Frente, senador Paulo Bauer e demais membros da diretoria, apresentaram o Programa de Modernização do Parque Termelétrico Brasileiro. Hamm destaca a importância do apoio governamental para a modernização das usinas que estão antigas e atrasadas no que se refere às novas tecnologias. Outro assunto foi apresentação da nova política industrial para geração de energia nos próximos 25 a 30 anos.

Além da importância dessa matéria prima para geração de energia e de milhares de empregos, a utilização do carvão mineral poderá produzir através dos insumos, resíduos e dos subprodutos, também produzindo fertilizantes à base de nitrogênio para aproveitar na agricultura brasileira, reduzindo assim, as importações.

Convite

Afonso Hamm aproveitou para convidar o ministro para conhecer as usinas termelétricas e as obras que estão sendo realizadas nas regiões carboníferas. O ministro adiantou que essa agenda deverá ser realizada ainda no mês de outubro. Fernando Coelho Filho ainda relatou que o carvão mineral deve ser encarado sem preconceitos pela sociedade, visto que sua geração de energia, juntamente com as políticas de sustentabilidade, podem ser de grande relevância para o setor.

O vice-presidente da Frente ressaltou que a região da campanha está abrigando um polo de termoelétricas, com as já existentes e as demais que estão sendo construídas e planejadas. Exemplo é a UTE Pampa Sul, da Tractbel, que está sendo instalada em Seival – Candiota, e que já está gerando 1.500 empregos diretos e outros quatro a cinco mil empregos que serão gerados. Ainda considera como positivo que nos próximos dias o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) concederá a licença prévia para o novo empreendimento, a Ouro Negro, que deverá ser construída em Pedras Altas.

Na avaliação de Hamm, a visita do ministro será oportuna para mostrar o impacto positivo que o setor está oportunizando ao país com segurança energética, utilização da mão de obra, qualificação dos trabalhadores, geração de milhares empregos e o aprimoramento desta importante atividade econômica e estratégica para o país, que é a utilização do carvão mineral na matriz energética.

Também participaram da reunião, além dos parlamentares, o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan; o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Edivilson Brum e representantes das indústrias.