Jovens empreendedores elegem propostas para candidatos a Prefeito




Jovens empreendedores de Santa Catarina elegeram cincopropostas relevantes ao setor para apresentar a candidatos nestas eleições. Realizado pelo Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC (Cejesc), braço da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o levantamento revela que o principal pedido do grupo é por programas que estimulem a educação empreendedora em escolas, ONGs e associações.


Além dessa capacitação, os novos empresários catarinenses pedem também redução ou isenção de impostos, criação de incubadoras e programa para facilitar a instalação de novas empresas. Os dados da pesquisa serão apresentados no 1º Fórum Político de Jovens Empreendedores, que ocorre até hoje na sede da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). O encontro busca capacitar líderes, fomentar o empreendedorismo na política e envolver ainda mais a área nas questões sociais.


De acordo com o prefeito da cidade de Três Rios (RJ), Vinicius Farah, e um dos palestrantes do fórum, o empreendedorismo político passa por uma nova forma de se fazer política. Acostumado a realizar palestras, ele garante que ao ¿fazer uma política limpa e justa, a vida das pessoas e cidades podem mudar¿. Ele foi convidado para participar do evento após ganhar o prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae.






– É preciso que pessoas comprometidas acreditem na sua força, entrem na vida pública e, com bons exemplos, possam mudar a vida das pessoas – diz.




Evento mapeiafuturas lideranças


O fórum em Florianópolis é aberto ao público, gratuito e segue com uma programação voltada para aqueles que desejam atuar no universo político. Para o diretor de Assuntos Políticos do Cejesc, Fabiano Penafort, o evento mapeará as pessoas que atuam na política e acompanhará as futuras lideranças. Temas como ética na política, responsabilidade dos cargos públicos, lei eleitoral, marketing, empreendedorismo na gestão e novos modelos de gestão pública estão sendo debatidos. 


O encontro na Capital faz parte do Voz Única, movimento do Cejesc que busca melhorar a política estadual através de lideranças do conselho e aumentar a representativa jovem no setor público do Estado.


Entrevista: Vinícius Farah, prefeito de Três Rios (RJ)

Formado em marketing, Vinicius Farah (PMDB) é prefeito da cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, e vencedor do prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae. Ele foi convidado para falar hoje no 1º Fórum Político de Jovens Empreendedores e mostrar como transformou um município endividado em um case de sucesso.

O que é preciso para fazer uma boa gestão e alinhar política ao empreendedorismo?
Na verdade, eu acho que os políticos têm de entender verdadeiramente o seu papel e a sua missão na transformação da vida do cidadão. Fazendo uma política correta, honesta e oferecendo oportunidade para que os negócios possam acontecer na cidade.

Quais foram as principais ações feitas em Três Rios que fizeram o município ser destaque no empreendedorismo?
A gente quebrou uma série de paradigmas que, de certa maneira, acabou com a antiga forma de fazer política, pois se fazia sem gestão técnica e sem pessoas capacitadas. Com uma política correta, limpa e com uma relação descente entre os poderes, a gente conseguiu ter autonomia para constituir uma equipe técnica e gerir o município.

Quais as mensagens que o senhor pretende trazer para os jovens que vão assistir sua palestra na tarde de hoje em Florianópolis?
Eu pretendo dizer a eles que esse país tem jeito. E isso passa por uma nova maneira de se fazer política. Vem de dentro do coração da juventude, que sonha com um país onde políticos aproveitam a oportunidade da missão e do cargo para fazer uma gestão descente, onde a única coisa que os movem é construir alternativas para que a cidade fique economicamente forte e a gente possa prospectar investimentos em todas as áreas.

Qual a principal dica que o senhor daria para quem deseja seguir a mesma carreira?
É preciso que pessoas comprometidas acreditem na sua força, entrem na vida pública e, com bons exemplos, possam mudar a vida das pessoas.


Conheça as cinco principais demandas escolhidas que serão entregues a candidatos que participam do 1º Fórum Político de Jovens Empreendedores

1.Programa de Capacitação e Educação Empreendedora

Projeto visa estimular a educação empreendedora na rede de educação, ONGs e associações da sociedade civil com o objetivo de capacitar o jovem para o mundo dos negócios.

2.Redução ou isenção de Impostos para as Empresas

O objetivo do projeto é criar mecanismos de isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas em seus dois primeiros anos e lutar para desburocratizar a emissão da licença de funcionamento.

3.Criação de Incubadoras

Visa estimular o empreendedorismo por meio da criação de incubadoras para o surgimento e maturação de novos negócios, possibilitando um ambiente para pesquisa, desenvolvimento e intercâmbio entre empreendedores, empresas, institutos de pesquisa e governo para criação de redes.

4.Primeira Empresa

Proposta deseja criar estímulos e um ambiente propício ao surgimento de novos negócios.

5.Projeto Voz Única Cejesc no município

Plano quer implantar núcleos jovens e, juntamente com o poder público, visa criar capacitação continua com a participação dos jovens nas ações políticas.

Fonte: RBS