Internet surgiu na Guerra Fria com objetivos militares



A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria.  Criada com objetivos militares, seria uma das formas das  forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em  caso     de ataques   inimigos   que   destruíssem   os   meios    convencionais  de telecomunicações.

                   Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a  Internet  também foi um importante meio de  comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Desenvolvimento da Internet

       Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral.    

Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide  Web,  possibilitando  a utilização  de uma interface gráfica e a criação  de sites  mais dinâmicos e visualmente interessantes. 

A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem,  que  foi  a maior  criação  tecnológica,  depois  da  televisão na década de 1950.

             A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários             navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft        e o Netscape Navigator.


O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou    a ser utilizada por vários segmentos sociais.      

              Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão      em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. 

As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.

Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet.

 Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. 

A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

A febre das redes sociais

A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferência dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como,         por exemplo, Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram.

Os sites de compras coletivas

A partir de 2010, um novo serviço virou febre no mundo da Internet. Conhecidos como sites de compras coletivas, eles fazem a intermediação entre consumidores e empresas. Estes sites conseguem negociar descontos para a venda de grande quantidade de produtos e serviços. Os consumidores compram cupons com 50% de desconto ou até mais. Os sites que mais se destacam neste segmento são: Peixe Urbano e Groupon.

Marco regulatório da Internet no Brasil

Em 2014 foi aprovado (no Congresso Nacional e Senado) e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, o Marco Civil da Internet, após longo período de debates e tramitação. Um dos principais pontos da lei é a implantação no Brasil do princípio da "neutralidade da rede". Esta proibe as empresas que oferecem acesso à rede (operadoras de telefonia, por exemplo) de cobrarem pelo tipo de conteúdo que o internauta (assinante) acessa.

Você sabia?
Os browsers (navegadores de Internet) mais usados na atualidade são:

- Internet Explorer

- Firefox

- Ópera

- Google Chrome

Principais sistemas e aplicativos de Internet dos últimos anos:

- Segunda metade da década de 1990: ICQ (comunicador on line), Messenger (comunicador on line), Ebay (espécie de mercado virtal), Google (sistema de busca), Yahoo! (sistema de busca), Napster (troca de músicas), Netflix (sitema de vídeos on line).

- 2002 - lançamento do Xbox Live: plataforma de jogos on line da Microsoft, que usa a rede de Internet.

- 2003 - lançamento do Skipe: para ligações telefônicas pela rede da Internet.

- 2004 - lançamento de duas redes sociais: Orkut e Facebook.

- 2005 - lançamento do Youtube (sistema de compartilhamento de vídeos pela Internet).

- 2006 - lançamento do Twitter (rede social voltada para a troca de mensagens rapidas).

- 2009 - lançamento do WhatsApp (aplicativo de troca de mensagens, fotos e vídeos por smartphone).

- 2010 - lançamento do Instagram (rede social de compartilhamento de fotos).

- 2011 - lançamento do Snapchat (aplicativo para smartphone de troca de mensagens, através de imagens).

- 2012 - lançamento do Tinder (plataforma voltada para encontrar pessoas que buscam encontros românticos).
 

Acesso a Internet no Brasil (dados):

- Em 2014, 54,4% da população brasileira (acima de 9 anos) tiveram acesso a Internet (fonte: Pnad 2014 - IBGE).