Espaço ensino empreendedorismo PUCRS



A PUCRS lança no dia 8 de agosto o Idear, um espaço que terá como missão despertar os alunos para uma atitude empreendedora e inovadora. Será uma espécie de incentivo ao primeiro passo na área, conectando o estudante de Graduação e Pós-Graduação ao ecossistema de empreendedorismo da Universidade, do qual também fazem parte aIncubadora de Empresas Raiar e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc): “Proporcionar um modelo de formação empreendedora define um dos principais eixos do ensino da PUCRS no atual cenário”, salienta a Pró-Reitora Acadêmica da Universidade, Mágda Cunha

No espaço serão oferecidas disciplinas eletivas, cursos de extensão, palestras, capacitação para professores e eventos que estimularão os participantes a desenvolverem competências para transformar ideias em ação, em qualquer ambiente. “Esta geração quer construir, fazer a diferença no mundo. Queremos estimular e desenvolver esta atitude empreendedora dos alunos, não só para que eles abram uma empresa, mas usem isso no seu dia a dia”, afirma a professora Ana Cecília Bisso Nunes, coordenadora acadêmica do Idear.

Considerado um laboratório de empreendedorismo, o Idear quer ajudar a formar profissionais de diferentes áreas, que tenham vontade de mudar o mundo e competências para gerar impacto na sociedade. O primeiro passo foi a disciplina chamada Projeto Desafios, que, desde o primeiro semestre, reúne alunos de diferentes cursos com o propósito de trabalhar o tema de forma interdisciplinar: “Em uma discussão em sala de aula, um aluno da Geografia disse que determinado tema era trabalhado na área dele. Uma aluna de jornalismo argumentou que o assunto era muito discutido na comunicação. E é isso que queremos, que as áreas se conectem para resolver uma mesma questão”, diz Ana Cecília.

Localizado no prédio 15, o espaço contará com salas de aula e recursos pedagógicos inovadores, como módulos magnéticos que conectam circuitos, The Extraordinaires Design Studio (para a etapa de ideação e estímulo da criatividade dos alunos) e Ozobot (pequenos robôs que respondem a códigos formados por cores). “O Idear foi pensado à luz dos laboratórios de impacto (impact labs) que existem nas melhores universidades do mundo, que se destacam por uma formação compromissada com a transferência de conhecimentos para a sociedade”, afirma Éder Henriqson, diretor de Graduação da Universidade.

A estrutura deverá ser utilizada por professores de todas as áreas, que também podem passar por capacitações: “O Idear é de todos. Já temos parcerias de aulas para o segundo semestre dos cursos de Educação, Economia e Direito, entre outros”, lembra a coordenadora do laboratório, Naira Libermann. Ela conta que serão aulas diferentes, com metodologias como sala de aula invertida, e que envolvem inovação e prototipagem. O aluno que procurar o local vai encontrar também uma consultoria para iniciar nesta caminhada.

Fonte: PUCRS