25° SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO ARTE E EDUCAÇÃO FUNDARTE MONTENEGRO


25° SEMINÁRIO NACIONAL
DE ARTE E EDUCAÇÃO
INCRIÇÕES AQUI

ARTE E EDUCAÇÃO:
POÉTICAS, PESQUISA E DOCÊNCIA
06 a 08 de outubro de 2016
Oficinas, Painéis, Mesas Temáticas,
Apresentação de Trabalhos Científicos
Temas a serem discutidos:
1. A função da Arte na Escola de Educação Básica
2. O professor pesquisador na sala de aula
3. A legislação e o Ensino de Arte no século XXI
4. Relações entre o professor artista e o artista professor
5. Tecnologias na sala de aula e no espetáculo
6. Projetos de Inclusão a pessoas com deficiências, na perspectiva da arte
7. Projetos Sociais na perspectiva do Ensino de Arte
8. As várias disciplinas e seu diálogo com a Arte
9. 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS – O Ensino de Arte na Escola e o Papel da Universidade

Datas importantes
- Inscrições no seminário: 1° de agosto até encerrarem as vagas para o público em geral
até 23 de setembro para participantes que desejarem apresentar trabalho
- Inscrições de trabalhos: 1° de agosto até 18 de setembro
- Pagamento para trabalhos inscritos: até 23 de setembro
- Divulgação dos trabalhos aprovados: Entre 20 e 22 de setembro

O Eixo Temático - Arte e Educação: Poéticas, Pesquisa e Docência - busca refletir sobre três enfoques centrais no processo educacional: o ensino, o trabalho artístico e a pesquisa em arte e educação.
Mesas Temáticas:
1. A função da Arte na Escola de Educação Básica
2. O professor pesquisador na sala de aula
3. A legislação e o Ensino de Arte no século XXI
4. Relações entre o professor artista e o artista professor
5. Tecnologias na sala de aula e no espetáculo
6. Projetos de Inclusão a pessoas com deficiências, na perspectiva da arte
7. Projetos Sociais na perspectiva do Ensino de Arte
8. As várias disciplinas e seu diálogo com a Arte
9. 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS – O Ensino de Arte na Escola e o Papel da Universidade
COMISSÃO CIENTIFICA
Profª. Drª. Cristina Rolim Wolffenbüttel (UERGS)
Prof. Dr. Eduardo Pacheco (UERGS)
Profª. Drª. Márcia Pessoa Dal Bello (FUNDARTE)
Profª. Me. Janaina Kremer (FUNDARTE)
Profª. Esp. Débora Brandt Alencastro (FUNDARTE)
Profª. Me. Marina Reidel (FUNDARTE)
COMISSÃO ORGANIZADORA
André Luís Wagner - Diretor Executivo
Silvio Alves Bento - Gerente de Cultura do SESC/RS
Júlia Maria Hummes - Vice-diretora Executiva - segmento pedagógico
Priscila Mathias Rosa - Vice-diretora Executiva - segmento comunicação
Márcia Pessoa Dal Bello - Coordenadora de Ensino
Máicon Oliveira de Souza - Coordenador de Eventos
Carine Klein - Coordenadora do Órgão de Rádio e Televisão Educativa
Angela Silva de Vargas - Coordenadora da Secretaria Geral
Magda Azeredo - Gerente da Unidade operacional do Sesc Montenegro
Cristina Rolim Wolffenbüttel - Representante da UERGS
Marina Reidel - Coordenadora da área de Artes Visuais
Débora Brandt Alencastro - Coordenadora da área de Dança
Rodrigo Kochenborger - Coordenador da área de Música
Janaina Kremer - Coordenadora da área de Teatro
Sandra Rhoden - Coordenadora do Polo Arte na Escola da FUNDARTE

PROGRAMAÇÃO
Dia 06/10 - 5ª feira
8h 30min: Credenciamento dos participantes
10h 30min: ABERTURA OFICIAL
Local: Teatro Roberto Atayde Cardona
11h: PAINEL: ARTE E EDUCAÇÃO: POÉTICAS, PESQUISA E DOCÊNCIA
Painelistas: Lutiere Dalla Valle, Fernando Villar, Zélia Monteiro, Maria Helena Bernardes, Fernando Mattos
Coordenação: Eduardo Pacheco
13h 20min: Apresentações artísticas da FUNDARTE, Dança – Teatro Therezinha Petry Cardona
14h – 17h: OFICINAS
17 às 17h 30min: lançamento de publicações
17h30min-19h 30min: Mesas Temáticas: Comunicação Oral
20h: Espetáculo Prata da Casa (FUNDARTE)
Local: Teatro Roberto Atayde Cardona
DIA 07/10 - 6ª feira
9h às 10h: Mesas Temáticas: Comunicação Oral
10h 30min: PAINEL- LIMITES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Painelista: Chris Dias, Estevão Marques, Luis Flavio Trampo, Helene Sacco, Maico Silveira, Sinara Maria Boone
Coordenação: Cristina Rolim Wolffenbüttel
13h 20min: Apresentações artísticas GEMED -Grupo Experimental de Música e Educação Musical da UERGS- Teatro Therezinha Petry Cardona
14h – 17h: OFICINAS
17 às 17h30min: sessão de pôster no corredor do Teatro
Therezinha Petry Cardona
17h30min- 19h: Mesas Temáticas: Comunicação Oral
20h: Sesc Palco Giratório, Espetáculo teatral "Adaptação" de Brasilia/DF – Teatro Roberto Atayde Cardona
21h30min: Jantar comemorativo às 25 edições do Seminário (por adesão)
DIA 08/10 - Sábado
9h- 12h: OFICINAS
13h20min: Apresentações Artísticas de Música (FUNDARTE) - Teatro Therezinha Petry Cardona
14h – 16h: Síntese da Oficina (uma breve fala de cada oficineiro ou performance)
16h30min-17h30min: Entrega dos certificados na saída do teatro
Durante todo o Evento:
Galeria Loide Schwanbach: retrospectiva Salão 10x10
3ª Andar: Mostra Cartooning for Peace
Hall Teatro Roberto Atayde Cardona: exposição de pôsters
Venda de livros e materiais didáticos

OFICINAS
KOMBINA SEMENTE
Ministrante: Chris Dias (KOMBINA)
Súmula: A oficina Kombina Semente visa compartilhar experiências vividas neste ano de estrada com todos aqueles que buscam construir espaços de arte e alegria nas suas comunidades. Com atividades práticas e exposição dos conceitos que embasam a importância do brincar e as artes integradas, a oficina propõe atividades interativas e participativas.
MIRABOLÂNCIAS PELO MUNDO
Ministrante: Estevão Marques
Súmula: Quem conta um conto aumenta um ponto... Com um repertório recheado de brincadeiras, histórias, jogos e danças de diferentes lugares do mundo. Nosso barco faz uma viagem musical desde as canções da infância dos nossos avôs até as brincadeiras do dia de hoje. Cada etapa um novo aprendizado, novos desafios, novas canções, colheres musicais, percussão corporal, batuque com copos, malabares, bolinhas de ping pong ... Vamos fazer nossas Mirabolâncias, um encontro brincante propondo um diálogo entre a tradição e a invenção.
EDUCAÇÃO E CINEMA: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS A PARTIR DE FILMES
Ministrante: Lutiere Dalla Valle
Súmula: Abordar o cinema como pensamento crítico, sensível e político na produção de subjetividades enquanto dispositivo/disparador para a formação, compreendendo o cinema como artefato produzido pelas culturas que produz formas de ver e ser visto.
Necessidade: Trazer laptop
HISTÓRIAS DAQUI
Ministrantes: Maria Helena Bernardes e Fernando Mattos
Súmula: O Workshop visa o compartilhamento de estratégias para ouvir, narrar e construir ambientes sonoros/visuais a partir da observação de situações locais e cotidianas, resultando, ao final, em um experimento coletivo. Como parte do programa, Maria Helena
Bernardes (artista visual) e Fernando Mattos (músico) apresentarão um recital do Duo das Areias, que vem trabalhando desde 2011, com apresentações em diferentes cidades do Brasil.
GRAFFITI VIVÊNCIA E PRÁTICA
Ministrante: Luis Flavio Trampo (Arte Urbana)
Súmula: Oficina stencil graffiti vivência e prática. Apresenta essa antiga arte das ruas, referência na comunicação visual e expressão popular da sociedade urbana, oferecendo um conteúdo precioso para o público em geral.
Recurso necessário: taxa de R$ 20,00
OFICINA DE TEATRO E PERFORMANCE – JOGOS E LINGUAGEM.
Ministrante: Fernando Villar
Súmula: Por meio de jogos teatrais e exercícios artisticamente transdisciplinares, a oficina propõe uma experimentação artística corporal, espacial, sônica, cênica, performativa e visual – individual e coletiva.
Pré-requisitos dos participantes: Alguma experiência artística ou interesse no trabalho artístico individual e coletivo, curiosidade, compromisso, dedicação e abertura para criação e jogo.
Para o professor participante: roupas para trabalho corporal e cênico (confortáveis, amplas, de preferência tecidos natuais).
OBJETOCOISA: ABORDAGENS POÉTICAS SOBRE O SUJEITOBJETO
Ministrante: Helene Sacco
Súmula: A oficina oferece um espaço de leitura e debate de referenciais artísticos e teóricos sobre as relações entre sujeito/objeto na constituição dos modos de vida. Propõe o desenvolvimento de trabalhos como exercício de reflexão poética e análise crítica acerca das relações e noções de produção e consumo no século XXI.
Recursos necessários: taxa de R$ 10,00
OFICINA EXPERIMENTAL DE PERCUSSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL
Ministrante: Eduardo Pacheco
Súmula: Práticas de experimentação e composição musical através da percussão como forma de problematizar o contexto da Educação Musical
LABORATÓRIO DE MÍMICA CORPORAL DRAMÁTICA
Ministrante: Maico Silveira
Súmula: Aulas de Mimo Corpóreo destinada a atores e dançarinos amadores e profissionais, bem como a professores de Artes interessados em investir no seu trabalho corporal. As aulas são focadas no método pedagógico californiano, introduzindo a técnica de Etienne Decroux e suas abordagens relacionadas a temas como concentração, tempo e contratempo, dinamoritmo, composição, ação e reação, figuras de estilo e ação dramática. Como recursos pedagógicos, utilizamos o corpo primordialmente como base de aprendizagem e assimilação, sendo este trabalho complementado por leituras e vídeos, utilizados como bases teóricas para fomentar discussões sobre esta técnica e seus aportes ao teatro contemporâneo.
Pré-requisitos dos participantes: O Workshop destina-se a atores, dançarinos e estudantes de Artes Cênicas, bem como a profissionais em busca de aprimoramento de sua presença cênica: mímicos, cantores, mágicos, músicos, bonequeiros, malabaristas, etc.
O ENSINO DA TÉCNICA DO BALÉ HOJE
Ministrante: Zélia Monteiro
Súmula: Para que possa ampliar nossa capacidade artístico-expressiva o balé, como toda técnica de dança, deve se fundamentar em conhecimentos de anatomia e cinesiologia e promover assim um trânsito coerente entre técnica e percepção da organização dos movimentos do corpo que dança. O foco principal da oficina está em introduzir algumas práticas para que o aluno comece a perceber que a maneira como realiza os movimentos do balé é que lhe trarão aprimoramento técnico e não o aprendizado de sequências de passos. A partir de exercícios de sensibilização e percepção do corpo e de seu funcionamento, procura trabalhar as sequências da barra de forma que os alunos consigam encontrar o alinhamento ósseo, o uso das alavancas e das musculaturas corretas para a realização dos movimentos que serão feitos no centro.
Pré-requisito dos participantes: conhecimento prévio da técnica do balé
A HORA “A”
Ministrante: Sinara Maria Boone
Súmula: Uma oficina para pensar - e viver o ensino da arte (dentro e fora da escola). Será desenvolvida a partir da realização de estudos/atividades que integrem teorias e práticas de ensino da arte na atualidade, com ênfase à motivação para aprender e ensinar arte utilizando estratégias de aprendizagem e de integração de conhecimentos oportunizados na escola com a vida.
Para o professor participante: Materiais básicos que o professor de arte carregue na sua bolsa diariamente (celular com câmera, cola, tesoura, durex, canetas coloridas, livro de arte preferido e o que o que mais achar necessário para a Hora “A”). Fotos/ imagens de uma exposição de Arte que você tenha visto/apreciado/participado em 2016.
Pré-requisitos dos participantes: Interesse pela arte e educação. Ter visitado, apreciado e fotografado alguma exposição de Arte local em 2016.

CHAMADA DE TRABALHOS
A Fundação Municipal de Artes de Montenegro e a Comissão Organizadora do 25º Seminário Nacional de Arte e Educação convidam pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de Artes para submeterem trabalhos para o Seminário conforme as especificações desta chamada. O eixo temático do evento será Arte e Educação: Poéticas, Pesquisa e Docência. O Comitê de seleção dos trabalhos conta com a assessoria de uma equipe de pareceristas das áreas das artes e educação. Serão aceitas inscrições de trabalhos para o Seminário nas categorias PÔSTER ou COMUNICAÇÃO ORAL (Pesquisa Concluída, Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento, e, Relato de Experiência). Os trabalhos aprovados para o Seminário serão apresentados em Mesas Temáticas, organizadas de modo a contemplar diferentes espaços, contextos e modalidades de ensino e performance, conforme especificações a seguir:
1. A função da Arte na Escola de Educação Básica
2. O professor pesquisador na sala de aula
3. A legislação e o Ensino de Arte no século XXI
4. Relações entre o professor artista e o artista professor
5. Tecnologias na sala de aula e no espetáculo
6. Projetos de Inclusão a portadores de necessidades especiais na perspectiva da arte
7. Projetos Sociais na perspectiva do ensino de Artes
8. As várias disciplinas e seu diálogo com a Arte
9. 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS – O Ensino de Arte na Escola e o Papel da Universidade
Os trabalhos deverão ser enviados com título de “Projeto de Pesquisa”, “Pesquisa Concluída”, “Pesquisa em Andamento”, “Relato de Experiência” ou “Pôster”, juntamente com um breve currículo do autor de uma lauda em arquivo separado com o título “Currículo”. Também é obrigatório indicar a que Mesa Temática o trabalho pertence.
Regras gerais para as publicações: tamanho A4; margem nos 4 lados 2,5; fonte: Arial; entrelinhas 1.5; espaçamento antes e depois 0; título primeira letra em maiúscula as demais em minúsculo; Nome do autor logo após o título em fonte 10 seguido da instituição de vínculo (se tiver); Resumo: no máximo 250 palavras (fonte 10,entrelinhas simples); Palavras – chave: em número de três, separadas entre si por ponto e vírgula; referências conforme normas da NBR 6023 de agosto de 2002; citações conforme normas da NBR 10520 de agosto de 2002; Imagens , desenhos, fluxogramas, gráficos, mapas, entre outros, devem ter identificação na parte inferior com seu número de ordem no texto. O formato do arquivo dos trabalhos deve ser em Word 2003 e para a apresentação formato Power Point 2003.
Os trabalhos deverão seguir as seguintes regras:
COMUNICAÇÃO ORAL: Comunicação de Pesquisa (projeto, em andamento ou concluída): texto com no máximo 2000 palavras que será apresentado em 30 minutos, sendo 20 para exposição do autor e 10 para arguição dos ouvintes. Relato de Experiência: texto com no máximo 1000 palavras que será apresentado em 15 minutos sem arguição dos ouvintes. Os trabalhos deverão estar inscritos obrigatoriamente em uma das Mesas Temáticas.
PÔSTER: texto com no máximo 500 palavras com título, instituição de vínculo e resumo. O Pôster será fixado conforme calendário a ser divulgado no aceite do trabalho. O autor deverá estar ao lado do trabalho para prestar as devidas informações. As medidas do Pôster: 80 cm de largura por 120cm de altura, com alça para fixar.
Observações importantes: Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail trabalhos25seminario@fundarte.rs.gov.br no período de 01 de agosto à 18 de setembro de 2016. A inscrição no seminário para apresentadores de trabalho será do dia 01 de agosto à 23 de setembro. A divulgação dos resultados de aceite será entre os dias 20 e 22 de setembro de 2016. É condição indispensável que o apresentador de trabalho esteja inscrito no seminário para que seu trabalho seja incluído nos anais do evento. Para os trabalhos que tenham mais de um autor, somente receberão atestado de apresentação de trabalho os inscritos no seminário. Para a apresentação dos trabalhos estarão disponíveis: computador, Datashow e aparelho de som. Caso necessite de mais algum equipamento este deverá ser solicitado no momento da inscrição.

INSCRIÇÕES
Valores: até o prazo – R$180,00; após o prazo – R$210,00; grupos institucionais acima de 10 pessoas – R$120,00; professores da UERGS – R$90,00; participantes do Polo Arte na Escola da FUNDARTE – R$90,00; alunos da UERGS e da FUNDARTE – R$70,00; Comerciários e dependentes com Cartão Sesc/Senac – R$ 70,00.
Os valores acima referidos devem ser depositado no Banco do Brasil na Agência 0318-2 conta corrente 22727-7 em nome da Associação Amigos da FUNDARTE. O comprovante de depósito deve ser encaminhado para o e-mail 25seminario@fundarte.rs.gov.br
Obs: as inscrições para o 25º Seminário Nacional de Arte e Educação iniciam dia 01 de agosto de 2016 e se estendem até esgotarem as vagas.
A inscrição será realizada através do site da FUNDARTE onde constam as instruções para o pagamento: http://fundarte.rs.gov.br/inscricoes_seminario/