UNIDADE MÓVEL DE EMPREENDEDORISMO



O Interior do Ceará recebe, nesta quinta-feira (28) a Unidade Móvel do Empreendedorismo, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), iniciando uma nova rota de atendimentos por Canindé, até o próximo sábado, dia 30. O projeto oferece, de forma gratuita à população, capacitação empresarial, assessoria técnica em gestão de negócios, orientação de crédito e serviços de registro de CNPJ. Na próxima semana, pega a estrada rumo à Reriutaba, onde atende a população de 1º a 5 de agosto.
“A Unidade Móvel de Empreendedorismo é uma carreta baú climatizada, com 21 metros de comprimento, com estrutura adequada para levar, a cada canto do Ceará, atendimento aos empreendedores que buscam as primeiras orientações para organizar o seu negócio, a microempresários que querem se reciclar por meio de nossas palestras ou aos trabalhadores em geral que têm interesse no tema e pensam em desenvolver novos projetos”, explica o titular da STDS, Josbertini Clementino. 
Até setembro, a carreta segue viagem por Reriutaba, Guaraciaba do Norte, Maranguape, Frecheirinha, Trairi, São Gonçalo do Amarante e passa também por Fortaleza (ver cronograma completo abaixo). Em 2016, já foram visitados os municípios de Tejuçuoca, Massapê, Guaiuba, Itaitinga, Paramoti, Santa Quitéria, além de ações realizadas no Centro da capital e na Universidade de Fortaleza (Unifor).
Orientação para empreendedores 
A STDS fornece apoio, por meio da Unidade Móvel de Empreendedorismo, da Central Fácil e dos Polos de Atendimento ao Empreendedor Individual, a micro e pequenos empresários na abertura e no desenvolvimento de seus negócios; orienta e simplifica o registro de empresas, reduzindo custos e prazos; facilita a legalização de negócios informais; e capacita empresários e empreendedores. O atendimento é feito por meio de serviços centralizados, rápidos e integrados para micro e pequenas empresas; cooperativas e grupos produtivos; profissionais autônomos ou liberais e empreendedores em geral.
Só em 2016, até junho, foram realizados, pela STDS, 80.997 atendimentos e capacitados 2.196 empreendedores. Ainda este ano, 1.468 novas empresas Limitadas (Ltda) foram criadas no Estado, somente através das unidades da Central Fácil, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, o que demonstra que o cearense continua acreditando no potencial do Estado de atuar como indutor do desenvolvimento social e econômico. Também foram formalizados 743 microempreendedores individuais, cearenses que inovam para seguir produzindo e gerando renda. Como resultado desses novos pequenos empreendimentos, foram geradas 4.413 ocupações de trabalho.

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio

Celular: 98878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline