Recebimento de lâmpadas queimadas em supermercados de Montenegro.


O descarte de lâmpadas fluorescentes e de vapor de mercúrio foi tema de reunião na Câmara de Vereadores na manhã de segunda-feira (04), proposta pelo Vereador Gustavo Zanatta (PP).

Participaram representantes do Executivo e ACI Montenegro/Pareci Novo. “Fui procurado por diversas pessoas, que não sabiam exatamente onde descartar as lâmpadas”, justificou o autor.

A principal informação partiu da Assessora Especial da Secretaria do Meio Ambiente, Joana Mara dos Santos: a de que já está havendo o recebimento de lâmpadas queimadas em supermercados de Montenegro. “Geralmente, as recebem quando o cliente adquire outra, mas isto não é uma regra”, diz Joana. Explicou que o consumidor pode devolvê-la ao estabelecimento onde a adquiriu bastando apresentar a nota fiscal, sem que haja necessidade de uma nova compra. 

O Secretário de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU), Ricardo Endres - “Mano” explica que a Administração está habilitada a operar a política da logística reversa, através da qual existe a garantia de que o que for comprado é devolvido ao vendedor, posteriormente. Felipe Machado, Chefe da Elétrica da SMVSU, comentou que em torno de 30 mil lâmpadas foram despachadas da Secretaria, material que estava há mais de oito anos parado no “Pátio”, sem destinação final. 

Conforme Joana dos Santos, outro trabalho desenvolvido é o de intensificar a orientação para os comerciantes. “Dentre as ações do Dia do Descarte Correto, o recebimento de lâmpadas entregues por pessoas físicas”.

Ao final, o Vereador Zanatta disse considerar importante que esta medida fosse mais divulgada, para os milhares de consumidores de lâmpadas poderem se beneficiar das vantagens da política da logística reversa, ainda desconhecida pela maioria.