Uma Exigência para manter a prosperidade dos Pequenos Empreendedores





O especialista em micro empresas é o profissional que deve caminhar com a empresa em todas as fases.


Segundo o SEBRAE, cerca de 60% das novas empresas constituídas no Brasil fechará suas portas antes mesmo de completarem dois anos. 


Tudo isso porque faltam a elas uma série de ações e medidas preventivas que poderiam evitar erros que, certamente, ocasionará o fechamento inesperado destas empresas.

Estas medidas poderiam ser tomadas se o empresário possuir um especialista em micro empresas.

O  especialista em micro empresas Gelson Antônio Alves, sócio da AMEPE - Associação Montenegrina dos Pequenos Empreendedores,  www.amepemontenegro.com.br esclarece quais as vantagens e benefícios de se ter um especialista em micro empresas assessorando os passos da pequena empresa.

O Especialista em micro empresas é capaz de prever situações-conflitos e situações do dia-a-dia dos pequenos empreendedores.


Situações-conflitos são as situações que, quando não previstas, são capazes de desestruturar o bom andamento da empresa e a estabilidade psicológica e financeira do empreendedor.

Estas situações podem e dever ser previstas e o especialista em micro empresas está apto para prever tais situações e, junto com o empresário, proporcionar soluções viáveis e compatíveis com a realidade da empresa e do local em que está instalada.

O especialista em micro empresas é capaz de formatar bons negócios.

Praticamente 90% dos empreendedores não se preocupam com o que pactuam com seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Os demais 10% sequer conhecem os seus clientes.


Os negócios devem ser cuidados em seus mínimos detalhes e os especialistas em pequenas empresas possuem habilidade que trarão, aos clientes, os melhores formatos de negócios, de forma que todas as situações fiquem abrangidas.


O Especialista em micro empresas é capaz auxiliar o empreendedor para proporcionar o melhor atendimento ao cliente.

Com o advento do Código de Defesa do Consumidor, o bom atendimento ao cliente é aquele que segue as normas previstas neste código. Assim, um especialista em micro empresas é o profissional que dotará toda a empresa de capacidade para atender, da melhor forma possível, os clientes, evitando conflitos desnecessárias, bem como aumento dos custos a serem despendidos pelo financeiro da empresa.

O bom atendimento é capaz de fidelizar um cliente e, também, evitar demandas causadas por problemas no atendimento. 
O especialista em micro empresas tambem é capaz de pensar em expansão.

Quando a empresa atingir um patamar de estabilidade financeira será o momento de pensar em expandir; crescer.

O especialista em micro empresas é o profissional que auxiliará o empreendedor a pensar na melhor forma de crescimento. Será o especialista que dirá se o melhor método de crescimento será por meio de franquias (franchising), por filiais, por parcerias, etc.

Portanto, em todas as fases da empresa o especialista é o profissional que estará trabalhando junto com o empresário em prol da prosperidade da empresa.

G. G. Alves - Especialista em Micro Empresa -