Municipalização da Saúde em Montenegro




Saúde pode ser municipalizada em Montenegro

Reunião realizada na manhã de segunda-feira (06) no Palácio Rio Branco entre o Deputado Estadual Tarcísio Zimmermann (PT), a Gerente do Fundo Municipal de Saúde e ex-secretária de saúde de Novo Hamburgo, Clarita Silva de Souza, o Diretor do HM, Carlos Batista da Silveira, a Secretária Municipal de Saúde de Montenegro, Ana Maria Rodrigues e o Prefeito Luiz Alves Aldana discutiu o atual momento da saúde no município e as dificuldades por que passa o setor no estado e país.

Zimmermann salientou que o Governo Estadual deixou de repassar mais de R$ 540 milhões aos municípios, fazendo com que a grande maioria dos hospitais passe por dificuldades financeiras, como é o caso do Hospital Montenegro que tem a receber mais de R$ 10 milhões.

O ex-prefeito de Novo Hamburgo explanou ao Prefeito Aldana sobre a sua gestão naquele município e a municipalização da saúde realizada, fato que tem se mostrado positivo até os dias de hoje. Zimmermann é vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Aldana ouviu atentamente as explanações e concluiu que Montenegro poderá dar um passo nesse sentido, salientando que o déficit do município é exatamente o que não está sendo repassado pelo Governo Estadual e Federal.

O Prefeito Aldana determinou que a Secretaria Geral do município envie ofício para as secretarias de Saúde, Planejamento e Fazenda, com o objetivo de estabelecer uma comissão de estudo buscando viabilizar a municipalização do HM. 

“Não dá para ficar como está, a população carecendo de melhor atendimento e os repasses devidos ao município ficando na mão do estado”, finalizou Aldana.

Ouça o que disse o Deputado Tarcísio Zimmermann após a reunião com o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana:


Fonte: ACOM