Limpeza e desassoreamento no Bairro Ferroviário em Montenegro



Mais uma vez, os alagamentos em Ruas do Bairro Ferroviário motivaram reunião na Câmara. Atendendo Requerimento do Vereador Roberto Braatz (PMDB) na manhã de quinta-feira (09), Legislativo, moradores e o Secretário de Obras Públicas trataram do assunto.

Como proponente Roberto Braatz citou que era a segunda vez que os alagamentos em ruas como Menino Deus, São João e Independência estavam sendo abordados. “A população precisa de respostas concretas”, defendeu.

Sérgio Dalcin e Gelson Alves, moradores no Ferroviário, fizeram um novo relato da situação. Dalcin comentou que o ponto crítico fica entre as esquinas das ruas Menino Deus e São João. Pediu ao Secretário de Obras prioridade quanto à limpeza da tubulação naquele local. “A gente mora ali, sabe exatamente onde estão os pontos críticos”, afirma. Em seguida, Braatz lembrou que o problema não é recente, vem de outros governos.

Edar Borges contou que, acompanhado do Secretário de Viação e Serviços Urbanos, da Diretoria do Desurb e um Engenheiro da Prefeitura, foi vistoriar pontos de alagamento. Inclusive, chegou-se a fazer uma primeira limpeza e após o levantamento da tubulação existente. Borges cita que também foi observada a necessidade de se fazer o desassoreamento do Arroio, para maior fluidez da água.

A autorização para o trabalho foi solicitada à Secretaria do Meio Ambiente no dia 18 de abril. Somente em 25 de maio saiu uma licença para ser feita. “Sua execução compete ao Secretário de Viação e Serviços Urbanos, Ricardo Endres”, explicou Borges. Na mesma hora, Braatz deu um telefonema para o Secretário “Mano”, que ficou sabendo desta liberação. Em seguida, informou que os serviços de desassoreamento iniciam na próxima semana. A limpeza na tubulação seria retomada no outro dia.

Conforme o Secretário de Obras seria preciso, para se resolver totalmente o problema, uma obra de substituição da tubulação existente por canos de diâmetros maiores, a qual será prevista na Lei de Diretrizes Orçamentarias/2017. 

Borges acrescenta que foi realizado um levantamento topométrico no local, para verificar-se o ângulo de inclinação. “A proposta é abrir a rede, colocar nova tubulação e ampliá-la, estendendo-a até a Rua Menino Deus”, completou o Secretário. Por último, foi elogiada a participação dos moradores no encontro.