Finanças do Municipio de Montenegro


O Secretário da Fazenda, Júlio Hoffmeister, assegurou que as finanças do Município estão equilibradas. A afirmativa ocorreu na Câmara, quinta (16), atendendo a uma Convocação, pois o Executivo não compareceu anteriormente ao encontro solicitado pelo Vereador Renato Kranz (PTB), para tratar do assunto.

“Recentemente, foi apresentado em Audiência Pública o resultado financeiro dos primeiros quatro meses do ano, tendo sido frustrante a arrecadação”, observou Kranz, na abertura.

Completando, disse que o quadro geral da economia é muito complicado, questionando em seguida quais medidas estão sendo tomadas, e se a Prefeitura irá conseguir honrar seus compromissos de custeio e investimento. “Foi deixado represado pelo Prefeito Paulo Azeredo (PDT) mais de oito milhões de reais para investimentos”, argumentou Kranz. Fez ainda um comentário sobre o crescimento nos gastos com Cargos em Comissão. 

O Secretário da Fazenda limitou-se a responder estritamente o necessário. Explicou que não vão faltar recursos para manter o custeio da máquina pública e que a redução da Receita é um problema geral dos municípios. Segundo Hoffmeister, o Município de Montenegro inclusive está sendo obrigado a manter programas federais, como o SAMU, o Transporte Escolar e Distribuição de Fraldas. 

Na tentativa de exemplificar o quadro de equilíbrio financeiro, o Secretário assegurou que dia 22 de junho os servidores estarão recebendo a primeira parcela do décimo terceiro salário. Quanto aos investimentos comentou que, na medida do possível, serão realizados, lembrando-se da recente licitação da Biblioteca Pública. Provocado pelo Vereador Kranz, sobre se a situação econômica realmente está equilibrada, Hoffmeister disse que não vai ficar nenhuma pendência financeira. O Vereador Ari Müller quis saber o que foi feito com o dinheiro deixado pelas obras que não foram possíveis ser realizadas pelo Prefeito Paulo Azeredo. 

Por último, Júlio Hoffmeister comentou que, entre as medidas de contenção de despesas, está a redução das horas-extras, as quais voltaram ao patamar de dez anos atrás. Novamente Kranz voltou a fazer questionamentos, perguntando se existem pagamentos atrasados para fornecedores e prestadores de serviços. Hoffmeister garantiu que não há nenhum pagamento em atraso, todos estão dentro do cronograma.