Cuidado com daqueles que se dedicam ao povo de Deus



Quem cuida dos padres idosos e doentes?

Quem cuida daqueles que dedicam a vida toda e inteira ao cuidado do povo de Deus? Pensando nisso, presbíteros representantes da Pastoral Presbiteral que compõem as arquidioceses e dioceses do Regional Sul 3 da CNBB estiveram reunidos na sede do Regional no último dia 14 de junho, em Porto Alegre (RS), com o tema central: o cuidado com os padres idosos e doentes. 

Segundo o representante da Pastoral Presbiteral do Regional, Pe. Cleocir Bonetti, o objetivo do encontro consistiu numa reflexão e partilha da caminhada dos presbíteros do Rio Grande do Sul. “Discutimos sobre a experiência do Lar Sacerdotal, de como organizar e termos um espaço que possa acolher padres doentes e idosos nas dioceses.

 Falamos da formação permanente com programação de encontros e cursos para fortalecermos os nossos presbíteros. Temos o desejo de maior participação dos religiosos em nossos encontros de formação. Também destaco a caminhada que vamos fazendo e a unidade entre as dioceses gaúchas e a Comissão Nacional de Presbíteros”, frisou Bonetti.

O Lar Sacerdotal, localizado na cidade de Gravataí, que abrange a arquidiocese de Porto Alegre e as dioceses de Montenegro e Osório, conta com uma infraestrutura de cuidado e atenção aos padres que necessitam de ajuda. “Hoje contamos com 17 padres residentes com idade avançada ou por doença. Estão num processo de cuidado da saúde e do bem estar. É uma experiência muito interessante porque lá se partilha a vida e se recupera a saúde. 

A estrutura física e recursos humanos pensados através da associação dos padres das dioceses têm como objetivo oferecer aos residentes uma vida digna no seu entardecer”, contou Pe. Tarcísio Rech, diretor do Lar. 

De acordo com dom Paulo De Conto, bispo da Diocese de Montenegro e referencial para a Pastoral Presbiteral do Regional Sul 3, esses encontros acontecem periodicamente com os representantes dos presbíteros diocesanos. “Como bispo referencial procuro estar sempre presente.

 Nesta reunião preparamos cursos que vamos oferecer ao longo do ano. Além de refletirmos sobre nossos padres idosos e doentes e as experiências das casas que já existem para seus cuidados, percebemos que outras dioceses estão se organizando para também terem o seu ambiente aos padres em necessidades. Esses encontros visam a unidade sacerdotal em cada diocese e a nível regional e nacional. Estou feliz por estar ao lado de nossos bispos e padres no apoio, ajuda e na animação”, concluiu dom Paulo.

Por Judinei Vanzeto, assessor de imprensa do Regional Sul 3 da CNBB

Fonte: